Logo TPC Group
  • Español
  • Português
  • English

NIIF 10 – Consolidação das Demonstrações Financeiras

O objetivo da Norma Internacional de Informação Financeira No. 10 (NIIF 10) Demonstrações Financeiras Consolidadas é estabelecer os princípios para a apresentação e preparação de demonstrações financeiras consolidadas quando uma entidade controla uma ou mais entidades distintas.

Como cumprir com o objetivo da NIIF 10

  1. Uma entidade que controla uma ou mais entidades distintas (subsidiárias) é obrigada a apresentar demonstrações financeiras consolidadas.
  2. Ela define o princípio de controle, e estabelece o controle como base para a consolidação.
  3. Ela estabelece como o princípio de controle é aplicado para identificar se um investidor controla um investido e, portanto, deve consolidar essa entidade.
  4. Ela estabelece os requisitos contábeis para a preparação das demonstrações financeiras consolidadas.
  5. Define uma entidade de investimento e estabelece uma exceção para consolidar certas subsidiárias de uma entidade de investimento.

Exceções à apresentação de demonstrações financeiras consolidadas

Uma empresa controladora não precisa apresentar demonstrações financeiras consolidadas se todas as condições a seguir forem cumpridas:

  1. A subsidiária de propriedade total ou parcial de outra entidade e todos os seus outros proprietários, incluindo os acionistas sem direito a voto, foram informados de que a matriz não apresentará demonstrações financeiras consolidadas e não se opuseram a elas.
  2. Seus instrumentos de dívida ou ações não são negociados em um mercado público (uma bolsa de valores nacional ou estrangeira ou um mercado de balcão, incluindo mercados locais ou regionais).
  3. Ela não apresenta suas demonstrações financeiras, nem está em processo de fazê-lo, com uma comissão de valores mobiliários ou outra organização reguladora com a finalidade de emitir qualquer tipo de instrumento em um mercado público.
  4. Sua controladora final, ou uma das holdings intermediárias, prepara demonstrações financeiras consolidadas disponíveis para uso público que cumprem com as NIIF, nas quais as subsidiárias são consolidadas ou mensuradas pelo valor justo através de lucros ou perdas, de acordo com estas NIIF.

Princípio de consolidação das demonstrações financeiras

Uma entidade deve apresentar demonstrações financeiras consolidadas se tiver controle sobre a investida.

A definição de Controle estabelece:

Controle de um investido

Um investidor controla um investido quando ele é exposto a, ou tem direito a retornos variáveis de seu envolvimento com o investido, e tem a capacidade de influenciar esses retornos através de seu poder sobre o investido.
Neste sentido, um investidor controla um investidor se ele tiver tudo o que se segue:

  1. Poder sobre o investido:
    • A determinação de se um investidor tem poder dependerá das atividades relevantes, da maneira como as decisões sobre essas atividades relevantes são tomadas e dos direitos que o investidor e outras partes têm em relação ao investido. Exemplo de atividades relevantes:
      • Venda e compra de bens ou serviços.
      • Gestão de ativos financeiros durante sua vida útil (inclusive quando há um default).
      • Seleção, aquisição ou alienação de ativos.
      • Pesquisa e desenvolvimento de novos produtos ou processos.
      • Determinação de uma estrutura de financiamento ou obtenção de financiamento.
  2. Poder sobre a exposição a, ou direito a retornos variáveis decorrentes de seu envolvimento com o investido:
    • O poder vem dos direitos. Para ter poder sobre um investidor, um investidor deve ter direitos existentes que lhe dêem a capacidade atual de dirigir as atividades relevantes. Os direitos que podem dar a um investidor poder podem diferir entre os investidores. Exemplos de direitos que, individualmente ou em combinação, podem dar a um investidor poder, incluem mas não estão limitados a:
      • Direitos na forma de direitos de voto (ou direitos de voto potenciais) de um investido.
      • O direito de nomear, re-designar ou demitir pessoal chave de gestão de um investido que tenha a capacidade de conduzir o negócio relevante.
      • O direito de nomear ou remover outra entidade para administrar as atividades relevantes.
      • O direito de administrar o investido para realizar transações em benefício do investidor, ou vetar quaisquer mudanças em tais transações.
      • Outros direitos (como os direitos de decisão especificados em um contrato de gestão) que dão ao titular a capacidade de conduzir as atividades relevantes.

 

A capacidade do investidor de usar seu poder sobre o investido para influenciar o valor da renda para o investidor.

Requisitos de afixação

Uma empresa matriz deve preparar demonstrações financeiras consolidadas usando políticas contábeis uniformes para transações e outros eventos que, embora semelhantes, ocorreram em circunstâncias similares.

Procedimentos de consolidação

  1. Eles combinam itens similares de ativos, passivos, patrimônio líquido, receitas e despesas e fluxos de caixa da empresa controladora com os de suas subsidiárias.
  2. Eles compensam o valor contábil do investimento da matriz em cada subsidiária e a participação da matriz no patrimônio líquido de cada subsidiária.
  3. Eliminam totalmente os ativos e passivos, patrimônio líquido, receitas, despesas e fluxos de caixa intragrupo relacionados a transações entre entidades do grupo (os resultados do período de transações intragrupo que são reconhecidos em ativos, tais como estoques e ativos fixos, são eliminados por completo). As perdas intragrupo podem indicar prejuízos, o que exigirá o reconhecimento nas demonstrações financeiras consolidadas. A NIC 12 Imposto de Renda se aplica às diferenças temporárias decorrentes da eliminação de ganhos e perdas em transações intragrupo.

Medição

Uma entidade deve incluir as receitas e despesas de uma subsidiária nas demonstrações financeiras consolidadas a partir da data em que o controle é obtido até a data em que esse controle sobre a subsidiária cessa. As receitas e despesas da subsidiária devem ser baseadas nos valores dos ativos e passivos reconhecidos nas demonstrações financeiras consolidadas na data de aquisição.

Políticas contábeis uniformes

Se um membro do grupo utilizar políticas contábeis diferentes daquelas adotadas nas demonstrações financeiras consolidadas para transações similares e outros eventos em circunstâncias similares, os ajustes apropriados deverão ser feitos nas demonstrações financeiras dos membros do grupo na preparação das demonstrações financeiras consolidadas para assegurar a conformidade com as políticas contábeis do grupo.

Data de apresentação

As demonstrações financeiras da matriz e de suas subsidiárias, utilizadas para a elaboração das demonstrações financeiras consolidadas, devem se referir à mesma data de apresentação. Quando o final dos períodos de relatório da matriz e de uma das subsidiárias for diferente, esta última preparará, para fins de consolidação, informações financeiras adicionais a partir da mesma data das demonstrações financeiras da matriz para permitir à matriz consolidar as informações financeiras da subsidiária, a menos que seja impraticável fazê-lo.

Islava Zulema Ruiz Quiroz
Formada em Contabilidade Pública

Noticias Relacionadas

NIIF 16 do ponto de vista do locatário

As NIIF (Normas Internacionais de Informação Financeira) 16 estabelece as diretrizes a serem seguidas para o reconhecimento, mensuração, apresentação e declaração dos arrendamentos, tanto como arrendador quanto como arrendatário. Este

LEER NOTICIA »

Aplicação das NIIF no Brasil

A adoção das Normas Internacionais de Informação Financeira (NIIF) começou no Brasil em 2005 através dos primeiros pronunciamentos do CFC (Conselho Federal de Contabilidade), o órgão encarregado de regulamentar a

LEER NOTICIA »