Relatório de Transações de Partes Relacionadas: Formulário 982

Relatório de Transações de Partes Relacionadas: Formulário 982

Comparte esta noticia

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

As regras de preços de transferência em El Salvador datam de quase uma década atrás, com a incorporação em 2009 do Decreto Legislativo nº 233, que altera o Código Tributário daquele país, acrescentando os artigos 62-A, 124-A, 199-B e 199-C.

O Artigo 124-A, especificamente, estabelece as obrigações formais de preços de transferência a serem cumpridas perante a Administração Tributária pelos contribuintes obrigados pela regra, tais como a apresentação de um Relatório sobre Transações com Partes Relacionadas (Formulário 982) e a guarda de documentação que comprove os valores acordados nessas transações em um determinado ano fiscal.

O objetivo deste artigo é fornecer informações sobre os principais aspectos da declaração ou do Relatório de Transações com Partes Relacionadas em El Salvador.

O que é o relatório de operações com partes relacionadas?

É a declaração juramentada de preços de transferência, estipulada no artigo 124-A do Código Tributário de El Salvador.

Quem são as partes obrigadas a apresentar este relatório?

Os contribuintes domiciliados em El Salvador que tenham realizado em determinado ano fiscal transações com partes relacionadas ou com partes domiciliadas em paraísos fiscais, são obrigados a apresentar o Relatório de Transações com Partes Relacionadas, desde que isso seja feito:

  • As operações acima mencionadas, em conjunto ou individualmente, devem ser iguais ou superiores a quinhentos e setenta e um mil quatrocentos e vinte e nove dólares (US$ 571.429,00).

Como faço para arquivar o Relatório de Transações de Partes Relacionadas?

O preenchimento online do relatório de transações com partes relacionadas deve ser feito através do Formulário 982, versão 4, que pode ser encontrado no site do Ministério da Fazenda, escolhendo a opção “Serviço Online DGII”.

Para isso, você deve digitar o “Serviços com Senha” e escolher a opção “Declarações e Relatório Online”, onde você pode escolher o “F-982- Transações com Partes Relacionadas”.

Da mesma forma, para ajudá-lo a preencher este formulário, a Direção Geral de Impostos Internos-DGII disponibilizou um manual do usuário sobre “Especificações Técnicas para o preenchimento on-line do Relatório sobre Transações com Partes Relacionadas”.

Qual é a data de arquivamento do Formulário 982?

De acordo com o parágrafo final do artigo 124 do Código Tributário, o Formulário 982 deve ser apresentado nos três primeiros meses seguintes ao ano fiscal a ser relatado.

Qual é a penalidade por não preencher o formulário 982?

A penalidade por não apresentar o formulário 982 é de 0,5% do patrimônio líquido ou do patrimônio líquido indicado no Balanço, que não pode ser inferior a 3 salários mínimos.

Noticias Relacionadas

NIIF 16 – Arrendamentos
Niff Portugues

NIIF 16 – Arrendamentos

Tratamento contábil Avaliação do contrato A administração deve avaliar se um contrato é, ou contém, um contrato de arrendamento: Identificação do bem com direito de

LEER NOTICIA »

Como podemos ajudá-lo?

    Para entrar em contato conosco, você deve preencher o seguinte formulário