Nossa organização eleva seu compromisso com a qualidade e agora é uma empresa certificada ISO 9001
Distinguida como uma empresa reconhecida de Preços de transferência na América Latina
Inicio » Inicio » Serviços » Estudo Técnico de Preços de Transferência » Preços de Transferência em Honduras
As regras de Preços de Transferência estão em vigor desde 2015 em Honduras. O objetivo deste artigo é abordar os principais aspectos deste regime como definições, metodologia de Preços de Transferência, obrigações formais como a Declaração Informativa e sanções por incumprimento.
O regime de Preços de Transferência em Honduras foi introduzido em 2011, através da publicação da “Lei de Regulação de Preços de Transferência” pelo Decreto N°232-2011, no entanto, o regulamento declarou que entraria em vigor somente em janeiro de 2014.
Em setembro de 2015, é publicado o Acordo N°027-2015, que regulamenta a Lei de Preços de Transferência. Neste regulamento foram dadas disposições sobre o prazo de apresentação dos pedidos, metodologia a ser utilizada, entre outras. Portanto, é a partir deste ano em que os contribuintes atingidos no regulamento são obrigados a apresentar uma Declaração Juramentada.
No final de 2016, foi promulgado também o Novo Código Tributário de Honduras, que altera o Artigo 113 relacionado a Preços de Transferência.
Os preços de transferência são definidos como aqueles preços ou valores acordados para transações realizadas entre partes relacionadas, que também são comumente referidas como transações entre empresas.
Também chamado o princípio do Arm’s Length, que regula os preços de transferência, baseia-se no fato de que os preços acordados para transações entre partes relacionadas devem estar de acordo com o valor de mercado, ou seja, baseados em preços que teriam sido acordados por terceiros independentes.
Este princípio também é regulamentado na legislação hondurenha de Preços de Transferência, no artigo 3, parágrafo 5 da Lei de Preços de Transferência.
É definida como aquela em que as transações comerciais entre partes relacionadas são tratadas como se fossem realizadas entre partes independentes.
De acordo com o Artigo 2 da Lei e o Regulamento da referida Lei, as regras de Preços de Transferência se aplicam às transações realizadas entre uma pessoa física ou jurídica residente em Honduras, com as partes relacionadas e/ou aquelas cobertas por Regimes Especiais tendo benefícios fiscais.
A fim de poder analisar se uma transação é comparável, o artigo 19 do Regulamento estabelece certos fatores de comparabilidade como, por exemplo:
De acordo com o artigo 35 do Regulamento estipula sanções específicas relacionadas ao incumprimento das regras de Preços de Transferência, como por exemplo:
Nossa organização eleva seu compromisso com a qualidade e agora é uma empresa certificada ISO 9001
Distinguida como uma empresa reconhecida de Preços de transferência na América Latina