TPC GROUP: La mejor Firma del Año de Precios de Transferencia en Bolivia 2022
El 23 de Setiembre, ITR Americas Tax Awards 2022 anunció la lista de ganadores de su 17.ª edición anual de Premios Fiscales.
Inicio » Inicio » Serviços » Estudo Técnico de Preços de Transferência » Preços de Transferência na Bolívia
A legislação de Preços de Transferência na Bolívia não está em vigor há muito tempo, sendo 2014 o ano em que se introduze a regulamentação sobre este assunto, através da Lei 549 ou “Lei de Promoção de Investimentos”, que altera os artigos 45, 45 bis e 45 ter da Lei nº 843 (a Lei).
Naquele ano, também foi publicado o Decreto Supremo nº 2227, que regulamenta as disposições da referida Lei, regulamentando os casos de vinculação, metodologia, documentação a ser apresentada, entre outras diretrizes.
Posteriormente, em 2015, foi publicada a Resolución Normativa de Directorio ou Resolução Regulatória do Conselho de Administração (RND) No.10-0008-15, que estabelece as partes necessárias para apresentar o Estudo de Preços de Transferência e a Declaração Juramentada Informativa, bem como os prazos para apresentação e formulário.
Embora a regulamentação boliviana sobre este assunto não tivesse mencionado a Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) até aquele momento, é somente em 2017, ano em que através da RND 101700000001, o Servicio de Impuesto Nacionales ou Serviço Nacional de Impostos (SIN) faz referência a esta organização incorporando a lista de países com baixa ou nenhuma tributação.
São aqueles preços ou valores que são acordados em transações realizadas entre partes relacionadas ou também conhecidos como transações entre empresas.
Também conhecido como o princípio do “Arm’s Length“, baseia-se no princípio de que os preços acordados entre partes relacionadas estão de acordo com o valor de mercado, como se tivessem sido acordados entre partes independentes.
Este princípio também é regulamentado na legislação boliviana sobre Preços de Transferência, no artigo 45 da Lei nº 843, que estabelece que as transações dos preços acordados em transações comerciais e/ou financeiras entre partes relacionadas devem ser aquelas que teriam sido acordadas entre partes independentes.
A fim de comparar se duas ou mais transações são comparáveis, se considerará o seguinte, de acordo com o Artigo 5 do Decreto:
As obrigações do contribuinte nas transações com partes relacionadas, de acordo com o artigo 3 da S.D. 2227, são as seguintes:
O prazo para enviar física ou digitalmente o Estudo, quando seja requerido, bem como a Declaração Juramentada será, de acordo com o Artigo 9 do RND No. 10-0008-15, dentro do prazo estabelecido para a apresentação da Declaração juramentada e pagamento do Impuesto sobre las Utilidades de las Empresas ou Imposto de Renda das Empresas (IUE).
As sanções por incumprimento das obrigações de avaliação do mercado são reguladas pelo Artigo 162 da Lei 2492 ou “Código Tributário Boliviano”, que dependem do tipo de infração cometida.
Deve-se notar também que, através do Anexo I do RND No. 10-0033-16, foram estabelecidas penalidades para cada um dos comportamentos infratores, de acordo com o artigo acima mencionado do Código Tributário.
Para aqueles relacionados às obrigações de acordo com as regras de preços de transferência, eles são regulados desde o número 3,23 a 3,31 do anexo indicado, que variam de 2500 UFV (Unidad de Fomento de Vivienda ou Unidade de Desenvolvimento Habitacional) a 5000 UFV.
El 23 de Setiembre, ITR Americas Tax Awards 2022 anunció la lista de ganadores de su 17.ª edición anual de Premios Fiscales.
Se extiende el plazo para la presentación física y digital de las obligaciones tributarias al cierre fiscal del 31 de diciembre de 2021.
Prórroga del vencimiento para el Registro de Compras y Ventas
Nossa organização eleva seu compromisso com a qualidade e agora é uma empresa certificada ISO 9001
Distinguida como uma empresa reconhecida de Preços de transferência na América Latina