Plazo para pago de impuestos marzo/2022
Recordatorio de plazo de vencimiento para declaración y pago de impuestos del mes de marzo 2022.
Inicio » Inicio » Serviços » Estudo Técnico de Preços de Transferência » Preços de Transferência na Nicarágua
O regime de Preços de Transferência na Nicarágua foi introduzido pela Lei nº 822 ou “Ley de Concertación Tributaria“ (Lei de Concertação Fiscal), publicada em La Gaceta nº 241 de 17 de dezembro de 2012.
Embora o Artigo 303 desta Lei tenha declarado que sua entrada em vigor seria em 1º de janeiro de 2016, devido à publicação da Lei nº 922, em dezembro de 2015, sua entrada em vigor foi prorrogada.
Assim, a partir de 30 de junho de 2017, o regulamento sobre o assunto começou a estar em vigor.
Se entende como aqueles preços ou valores acordados para transações realizadas entre partes relacionadas ou também conhecidas como transações interempresariais.
Se regem também pelo princípio do Arm’s Length, que se baseia no princípio de que os preços que regem as transações entre partes relacionadas estão de acordo com o valor de mercado, ou seja, como se tivessem sido acordados por partes independentes.
Este princípio também está incluído na legislação de Preços de Transferência da Nicarágua, no Artigo 96 da Lei, que estabelece que as transações entre partes relacionadas devem ser avaliadas de acordo com os preços acordados por terceiros independentes em transações comparáveis.
De acordo com o Artigo 103 da Lei, os contribuintes devem ter, no momento da apresentação da declaração juramentada de imposto de renda, a documentação das transações com partes relacionadas.
Tal documentação ou Estudo Técnico de Preços de Transferência deverá levar em consideração as informações relacionadas ao contribuinte e ao grupo empresarial ao qual pertence, bem como a descrição e análise das transações sujeitas às regras sobre esta matéria.
O contribuinte só deve arquivar estas informações quando solicitado pela Administração Fiscal, para o qual terá 10 dias úteis até o prazo final.
Nenhum regulamento ou disposição adicional foi estabelecido, até o momento, para indicar a forma da Declaração Informativa.
A legislação nicaraguense não estabeleceu infrações específicas nem penalidades pelo não cumprimento das exigências formais de tal regime.
No entanto, se a Administração Fiscal fizesse um ajuste nos Preços de Transferência, estaria cometendo a contravenção indicada no artigo 137 do Código Tributário Nicaraguense, para o qual a multa é de 25% do ajuste.
Recordatorio de plazo de vencimiento para declaración y pago de impuestos del mes de marzo 2022.
Se publica el aviso con las alícuotas por transmisión de bienes muebles e inmuebles
La DGI de Nicaragua recuerda la fecha de vencimiento de pago de anticipo para los Grandes Contribuyentes en el mes de marzo.
Para se comunicar conosco você precisa preencher o seguinte formulário
Nossa organização eleva seu compromisso com a qualidade e agora é uma empresa certificada ISO 9001
Distinguida como uma empresa reconhecida de Preços de transferência na América Latina