• Español
  • English
  • Português

Preços de Transferência nos Estados Unidos da América

Os Estados Unidos da América foram um dos primeiros países a regulamentar os Preços de Transferência. Este artigo fornece uma breve visão geral da legislação nesta área, começando com uma definição de Preços de Transferência, os casos de ligação, os métodos de avaliação, a documentação precisa e as sanções por não conformidade.
[toc]

Os Estados Unidos da América foram um dos primeiros países junto com a Grã-Bretanha a incorporar as regras de Preços de Transferência há mais de oito décadas, e estas regras evoluíram ao longo do tempo.

Atualmente, a legislação de Preços de Transferência nos Estados Unidos é enquadrada pela Seção 482 do Código Tributário dos Estados Unidos, bem como pela Seção 6662.

Eles também são regulados pelos Regulamentos do Tesouro 1.482, 1.6662, 1.6038A e 1.6038C e pelos Procedimentos de Receita Nos. 99-32, 2015-40, 2015-41, 2007-13 e 2005-46.

Em 2017, foram aprovadas novas reformas fiscais, que incluíram algumas na área de Preços de Transferência. Esta reforma fiscal foi emitida pela ” Lei de Redução de Impostos e Empregos “, com a qual foram estabelecidas disposições relacionadas à Erosão Base e Imposto Anti-Abuso; Renda Intangível Derivada Estrangeira; Renda Intangível Global de Baixa Tributação e as Seções 250 e 951A do Código da Receita Interna.

Definição de Preços de Transferência

São definidos como aqueles preços ou valores para transações realizadas entre partes relacionadas, também chamadas de transações entre empresas.

Definição de Competição Aberta

É também conhecido como o princípio do Arm’s Length, e é o pilar que rege os preços de transferência.

Isto se baseia no fato de que os preços acordados entre as partes relacionadas estão de acordo com o valor de mercado.

A legislação de Preços de Transferência dos Estados Unidos da América adotou este princípio em seu Regulamento do Tesouro §§1.482-1 a 1.482-9.

Ela afirma que, para determinar a renda tributável real de um contribuinte controlado, ela deve seguir o princípio ou padrão do Arm’s Length, que será verificado se os resultados da transação forem consistentes com aqueles que teriam sido acordados por partes não controladas ou independentes.

Definição de Partes Relacionadas nos Estados Unidos da América

Sob o Regulamento do Tesouro §1.482-1(i)(5), uma parte relacionada ou contribuinte controlado a qualquer um de dois ou mais contribuintes que sejam direta ou indiretamente de propriedade ou controlados pelos mesmos interesses.

O contribuinte que exerce a propriedade ou controle sobre os outros contribuintes está incluído dentro do vínculo.

Além disso, o termo controle inclui qualquer tipo de controle, seja direto ou indireto, legalmente exigível ou não, e de qualquer forma que possa ser exercido, incluindo o controle do que provém das ações conjuntas de dois ou mais contribuintes agindo com um único objetivo ou propósito comum.

Os contribuintes que exercem propriedade ou controle sobre o restante dos contribuintes, estão incluídos no vínculo.

Assim, sob o Regulamento do Tesouro §1.482-1(i)(4) surge uma presunção de controle se a renda ou as deduções foram arbitrariamente transferidas.

Métodos de Preços de Transferência nos Estados Unidos da América

Os métodos de Preços de Transferência na legislação americana são regidos pelo Regulamento do Tesouro. §§1.482-3(a), -4(a), -7(g) (1), e -9(a).

Os tipos de métodos dependem do tipo de transação a ser analisada a fim de verificar se o princípio do comprimento do braço é cumprido.

Assim, no caso de transferência de bens tangíveis, um dos seguintes métodos pode ser utilizado:

  • Método de Preço Não Controlado Comparável (PNCC)
  • Método do Preço de Revenda (MPR)
  • Método do Custo Adicional (MCA)
  • Método do Lucro Comparável (MLC)
  • Método de Participação nos Lucros (comparável e residual)

Também, no caso de uma transferência de um ativo intangível, a legislação americana prevê os seguintes métodos:

  • Método de Preço Não Controlado Comparável (PNCC)
  • Método do lucro comparável (MLC)
  • Método de participação nos lucros (comparável e residual)
  • Outros métodos não especificados

Com relação aos serviços realizados entre partes relacionadas, a norma norte-americana de Preços de Transferência identifica os seguintes métodos:

  • Método de custo do serviço
  • Preço Comparável do Método de Serviço Não Controlado.
  • Método da Margem Bruta de Serviço.
  • Método de Custo Adicionado ao Serviço.
  • Método do lucro comparável.
  • Método de participação nos lucros

O contribuinte deverá escolher o melhor método para a análise da transação da parte relacionada.

Documentação sobre preços de transferência nos Estados Unidos da América

O contribuinte que realiza transações com partes relacionadas deve ter documentação que comprove que os valores acordados estão de acordo com o princípio do Arm’s Length, a fim de ser apresentado ao Internal Revenue Service ou Serviço da Receita Federal (IRS) quando necessário.

Tal documentação deve conter as seguintes informações:

  • Uma descrição geral dos negócios ou atividades do contribuinte.
  • Uma descrição organizacional da estrutura do contribuinte.
  • Informações específicas dependendo do tipo de transação, conforme exigido pelas regras de Preços de Transferência dos EUA.
  • Uma descrição e explicação da seleção do método utilizado de uma maneira razoável.
  • Descrição e quantidades de transações de partes relacionadas.
  • Análise das transações de partes relacionadas.
  • Uma descrição das transações comparáveis utilizadas.
  • Um resumo de quaisquer dados relevantes obtidos após o final do ano fiscal e antes de apresentar o imposto.

Tais informações devem ser apresentadas ao IRS dentro de 30 dias após terem sido solicitadas.

Deve-se observar também que a documentação acima mencionada deve estar disponível para qualquer transação entre partes relacionadas, devido à legislação de Preços de Transferência nos Estados Unidos da América não ter estabelecido limites de exceção.

Declaração Juramentada do Relatório País por País nos Estados Unidos da América

O regime de Preços de Transferência nos Estados Unidos da América incorporou o terceiro nível de documentação para este assunto, estabelecido pela Ação 13 do Plano BEPS da OCDE.

Assim, o Regulamento do Tesouro. § 1.6038-4 afirma que todas as empresas-mãe de um grupo multinacional dos EUA devem apresentar um Relatório País por País (CbC Report).

No entanto, eles estarão isentos da declaração juramentada se a renda anual do Grupo Multinacional for inferior a US$ 850.000.000,00, de acordo com o Regulamento do Tesouro. § 1.6038-4 (h).

Este relatório deve ser apresentado no Formulário 8975, que deve conter informações sobre cada uma das entidades do grupo, tais como sua identificação em cada uma de suas jurisdições, e informações financeiras e fiscais, tais como renda gerada, impostos pagos ou perdas acumuladas.

Procedimentos de Preços de Transferência do IRS

O IRS vem implementando diretrizes a fim de ter melhores práticas em relação aos Preços de Transferência.

Assim, em 2018 esta Administração Fiscal emitiu o “Processo de Exame dos Preços de Transferência“, fornecendo uma estrutura e orientação para o exame dos mesmos.

Sanções por Não-Conformidade dos Preços de Transferência nos Estados Unidos da América

As sanções sobre preços de transferência são regidas pela Seção 6662(e)(3) do Código Tributário dos Estados Unidos.

Assim, se a Receita Federal observar que os preços acordados entre as partes relacionadas não estão de acordo com o princípio do comprimento do braço, a primeira pode impor uma multa de até 20% se o preço for 200% superior ou inferior a 50% do preço que deveria ter sido acordado com base no princípio acima mencionado.

Esta multa aumentará para 40% caso o Preço de Transferência seja 400% maior ou 25% menor do que o Preço do Arm’s Length.

A sanção só pode ser imposta quando os preços estiverem de acordo com os limites citados acima. No entanto, a sanção pode ser dispensada na medida em que o contribuinte demonstre ter motivos razoáveis para a fixação do preço declarado, o que será alcançado com base na documentação indicada acima.

Escritórios em Estados Unidos

Como podemos ajudá-lo?

    Para entrar em contato conosco, você deve preencher o seguinte formulário