Logo TPC Group
  • Español
  • Português
  • English

Prazo de Preços de Transferência no Paraguai

De acordo com as novas reformas tributárias, espera-se que a SET possa iniciar as revisões correspondentes a partir de 1º de janeiro de 2022.

De acordo com as novas reformas tributárias, espera-se que a SET possa iniciar as revisões correspondentes a partir de 1º de janeiro de 2022.

Apresentação de estudos de Preços de Transferência

Não há um prazo específico para apresentar a documentação de Preços de Transferência ou o Estudo Técnico; por outro lado, este documento deve preparar-se antes do final do exercício fiscal para determinar se as transações entre empresas devem ajustar-se.

Segundo as novas reformas tributárias, a SET deve começar com as revisões correspondentes a partir de 1.º de janeiro de 2022.

Entidades obrigadas a apresentar os estudos de Preços de Transferência

Atualmente, o Paraguai está apenas começando a implementar uma legislação uniforme para Preços de Transferência. Nesse sentido, a revisão das transações em 2021 deve começar para o período fiscal de 2022.

Assim, devido à ausência da regulamentação, por meio da Lei n.º 6380, os contribuintes que realizam transações com partes relacionadas, devem obter e manter um Estudo Técnico para apresentar a Declaração Juramentada Informativa.

Partes relacionadas para a Legislação paraguaia

O artigo 37 da Lei de “Modernização e Simplificação do Sistema Tributário Nacional”, estabelece que duas ou mais pessoas (jurídicas ou físicas) são partes relacionadas quando participam direta ou indiretamente da administração, do controle ou do capital entre elas. Por exemplo:

  • Será considerada relacionada por capital, conforme a norma, quando participar direta ou indiretamente de mais de 50% do capital social;
  • Uma pessoa inclui pessoas físicas e jurídicas, estabelecimentos permanentes, fideicomissos nacionais/estrangeiros e
  • Os residentes localizados em jurisdições com baixa ou nenhuma tributação, incluindo zonas de livre comércio e maquiladoras, serão considerados partes relacionadas de um residente no Paraguai.

Preparação de estudos de Preços de Transferência

Atualmente, o processo de apresentação ainda não foi especificado, o que está pendente para a SET definir textualmente quem deve apresentar uma declaração, além dos formatos e meios de apresentação.

Fonte: Subsecretaría de Estado de Tributación (SET)

Noticias Relacionadas

Considerações sobre o uso de comparáveis internos ou externos

Os Preços de Transferência tornaram-se um elemento-chave na gestão financeira de empresas que operam mundialmente. A necessidade de garantir que as transações entre partes relacionadas sejam feitas ao valor do mercado, exige uma análise de comparabilidade ideal, que aborde as comparações internas e externas.

LEER NOTICIA »