Métodos de Preços de Transferência no Equador

Métodos de Preços de Transferência no Equador

Comparte esta noticia

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Os preços de transferência são os preços ou contraprestações para transações entre partes relacionadas ou afiliadas.

Estes preços devem estar de acordo com o princípio da plena concorrência, o princípio fundamental que rege os preços de transferência, que consiste em que estes preços acordados entre partes relacionadas sejam a valor de mercado, ou seja, como se tivessem sido acordados entre partes independentes.

A fim de determinar se os preços estão de acordo com este princípio, uma certa metodologia de preços de transferência está disponível para a análise.

No Equador, o regime de preços de transferência é regulado pela Lei Orgânica do Regime Tributário Interno (LORTI) e seus regulamentos, bem como por várias resoluções emitidas pela Receita Federal do Equador.

Especificamente, a metodologia dos preços de transferência é regulamentada pelo Artigo 85 do Regulamento da LORTI.

O objetivo deste artigo é informar sobre os principais aspectos relativos à metodologia dos preços de transferência no Equador, bem como os efeitos no Imposto de Renda da não determinação desses preços de acordo com o princípio da plena concorrência.

Métodos preços de transferências no Equador

De acordo com o artigo 85 do Regulamento LORTI, no Equador os contribuintes sujeitos a preços de transferência podem aplicar um dos seis métodos estabelecidos no referido regulamento, que são consistentes com as diretrizes estabelecidas pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).

Estes métodos são os seguintes:

Método de Preço Comparável Descontrolado

A fim de determinar o preço de um bem ou serviço realizado entre empresas associadas sob este método, esse preço deve ser comparado com o preço de transações comparáveis realizadas com terceiros independentes.

Além disso, no caso de transações de importação e exportação para partes relacionadas, devem ser levados em consideração os seguintes aspectos:

  • Importação e Exportação: No caso destas operações em que se possa estabelecer um preço internacional que seja público e notório em mercados transparentes, trocas comerciais ou outros similares, estes preços terão que ser tomados, a menos que haja prova em contrário.
  • Importação e Exportação através de um Intermediário: Caso estas operações estejam relacionadas a um produto primário agrícola, recursos naturais não renováveis e, em geral, bens com um preço conhecido em mercados transparentes, nos quais há um intermediário internacional que não é o destinatário efetivo dos bens, o preço do bem no mercado transparente do dia do carregamento dos bens deve ser tomado.

Método do Preço de Revenda

Para esta metodologia, a fim de determinar o preço das transações entre partes relacionadas, o preço de revenda do bem, serviço ou outro, a partes independentes, deve ser multiplicado pelo resultado da diminuição, pela unidade, da porcentagem do lucro bruto que teria sido obtido entre partes independentes em operações comparáveis.

Método de custo adicional

Este método determina a consideração de um bem ou serviço entre partes relacionadas multiplicando o custo do bem ou serviço para partes independentes pelo resultado que resulta em adicionar, à unidade, uma porcentagem do lucro bruto que foi obtido entre partes independentes em transações comparáveis.

Este método é normalmente utilizado quando a parte em análise é uma empresa produtora.

Método de distribuição de lucros

Sob este método, o preço será determinado pela distribuição do lucro operacional global obtido de transações com partes relacionadas na mesma proporção em que teria sido distribuído a partes independentes em transações comparáveis.

Ao fazer isso, deve-se levar em consideração que o lucro operacional global entre as partes relacionadas deve ser determinado pela soma do lucro operacional obtido por cada uma delas e tal lucro gerado deve ser distribuído entre cada uma das partes relacionadas, levando em consideração questões tais como ativos, custos e despesas.

Método de Distribuição de Lucros Residuais

Como no método anterior, o preço é determinado pelo Lucro Operacional Global, entretanto, o seguinte deve ser observado:

O Lucro Operacional Global das transações com partes relacionadas deverá ser determinado através da soma do lucro operacional obtido por cada uma delas e com este lucro obtido tanto o Lucro Básico como o Lucro Residual serão determinados e distribuídos.

Método da Margem de Transação de Lucro Operacional

Através deste método, o preço é fixado determinando, em transações com partes relacionadas, o lucro operacional que teria sido obtido de forma independente em transações comparáveis. Levando em consideração fatores de rentabilidade que levam em consideração variáveis tais como ativos, vendas ou custos.

Preferência dos métodos de preços de transferência no Equador

A fim de estabelecer o método de avaliação mais apropriado, o contribuinte deve, em princípio, utilizar o método de preço comparável não controlado e deve continuar com o método do preço de revenda e o método do custo adicional, levando em consideração aquele que for mais compatível com o negócio e a estrutura.

Quando um desses métodos não puder ser aplicado adequadamente, os três últimos métodos podem ser usados.

Noticias Relacionadas

O que são preços de transferência?
Precos de Transferencia

O que são preços de transferência?

Definição dos preços de transferência Os preços de transferência são os preços de compra ou venda de bens e serviços acordados entre Partes Relacionadas, que

LEER NOTICIA »
A importância das NIIF na Nicarágua?
Niff Portugues

A importância das NIIF na Nicarágua?

O conceito de globalização trouxe consigo a necessidade de harmonização mundial dos critérios contábeis, surgindo como uma ferramenta eficaz o esquema internacional chamado Normas Internacionais

LEER NOTICIA »

Como podemos ajudá-lo?

    Para entrar em contato conosco, você deve preencher o seguinte formulário