Logo TPC Group
  • Español
  • Português
  • English

NIC 38 Ativos intangíveis

Definição de um ativo intangível

De acordo com a Norma Internacional de Contabilidade nº 38 (NIC), um ativo intangível é definido como um ativo que não é facilmente identificável fisicamente e é de natureza não-monetária.

Critérios para o reconhecimento inicial

De acordo com a Norma, um ativo intangível pode ser reconhecido por uma empresa se, e somente se:

  1. É provável que os benefícios econômicos futuros que lhe foram atribuídos fluam para a entidade.
  2. O custo do ativo intangível pode ser medido de forma confiável ou confiável.

 

Estes requisitos aplicam-se tanto quando o ativo intangível foi adquirido de terceiros quanto quando foi gerado internamente. A NIC 38 especifica que, quando geradas internamente, marcas registradas, cabeçalhos de jornais ou revistas, impressões ou nomes de publicações, listas de clientes ou outros itens essencialmente similares não devem, em nenhum caso, ser reconhecidas como ativos. O mesmo tratamento deve ser aplicado à boa vontade gerada internamente.

Objetivo em uma auditoria financeira

Em uma auditoria financeira, o objetivo e a responsabilidade do auditor é obter evidências de auditoria suficientes para avaliar se a administração foi capaz de testar a base dos acordos sob os quais os ativos intangíveis foram inicialmente avaliados e registrados nas contas, levando em consideração seu valor potencial de benefício futuro. Além disso, examinar os riscos inerentes, verificar se os saldos são de propriedade da empresa. Evidenciar a exatidão e a exaustividade da contabilização das receitas provenientes da propriedade de ativos como patentes e determinar que estas são despesas que resultaram em benefícios em períodos futuros.

Considerações ao avaliar os Ativos Intangíveis

A norma menciona que o critério de probabilidade deve ser avaliado usando suposições razoáveis e bem fundamentadas que representam as melhores estimativas da administração considerando as condições econômicas durante a vida útil do ativo.

No reconhecimento inicial, os ativos intangíveis são medidos pelo custo; reconhecimentos subseqüentes medirão tais ativos pelo custo menos a amortização acumulada e as perdas por deterioração acumuladas.

O custo de um ativo adquirido separadamente inclui:

  • Preço de aquisição, incluindo direitos de importação e impostos não recuperáveis, após a dedução de descontos e abatimentos comerciais.
  • Quaisquer custos diretamente atribuíveis à preparação do bem para seu uso pretendido.

 

O parágrafo 28 da norma dá exemplos de custos diretamente atribuíveis no reconhecimento inicial:

  1. Custos de remuneração dos funcionários decorrentes diretamente de levar o bem ao seu uso pretendido.
  2. Taxas profissionais decorrentes diretamente de levar o bem à sua condição de trabalho.
  3. Os custos de verificação de que o ativo está funcionando corretamente.

 

O reconhecimento dos custos no valor contábil de um ativo intangível terminará quando o ativo estiver no local e condição necessários para operar da maneira pretendida pela administração.

Amortização Contábil dos Ativos Intangíveis – NIC 38

Quando lemos a NIC 38, veremos que ela a classifica em 2 categorias: finita ou indefinida em relação à vida útil do bem. Vamos ver o que a NIC 38 menciona textualmente no parágrafo 88:

Uma entidade deve avaliar se a vida útil de um ativo intangível é finita ou indefinida e, se finita, deve avaliar a duração ou o número de unidades produtivas ou outras unidades similares que constituem sua vida útil. Uma entidade deve considerar que um ativo intangível tem vida útil indefinida quando, com base na análise de todos os fatores relevantes, não há limite previsível para o período durante o qual se espera que o ativo gere fluxos líquidos de caixa para a entidade.

É extremamente importante avaliar o ativo intangível, pois a amortização dependerá do seu caráter finito ou indefinido.

A contabilidade de um ativo intangível é baseada em sua vida útil. Um ativo intangível com vida útil finita é amortizado, enquanto que um ativo intangível com vida útil indefinida não é amortizado.

Noticias Relacionadas

NIIF 16 do ponto de vista do locatário

As NIIF (Normas Internacionais de Informação Financeira) 16 estabelece as diretrizes a serem seguidas para o reconhecimento, mensuração, apresentação e declaração dos arrendamentos, tanto como arrendador quanto como arrendatário. Este

LEER NOTICIA »

Aplicação das NIIF no Brasil

A adoção das Normas Internacionais de Informação Financeira (NIIF) começou no Brasil em 2005 através dos primeiros pronunciamentos do CFC (Conselho Federal de Contabilidade), o órgão encarregado de regulamentar a

LEER NOTICIA »