Logo TPC Group
  • Español
  • Português
  • English

Inteligência artificial e os Preços de Transferência

A economia digital tem levado as administrações tributárias de todo o mundo a se tornarem mais agressivas na erradicação da erosão da base tributária e das atividades de transferência de lucros realizadas por empresas multinacionais.

A economia digital tem levado as administrações tributárias de todo o mundo a se tornarem mais agressivas na erradicação da erosão da base tributária e das atividades de transferência de lucros realizadas por empresas multinacionais. Os recentes progressos no avanço da Inteligência Artificial (IA), com a introdução de software, possibilitam satisfazer os requisitos dos Preços de Transferência, apesar da sua complexidade. 

Aplicação da tecnologia

Para obter o cumprimento rigoroso dos Preços de Transferência, economizar custos e melhorar a eficiência e a qualidade dos seus produtos, alguns consultores dos Preços de Transferência estão empregando a tecnologia. 

La A incorporação da inteligência artificial

Ao implementar a inteligência artificial no processo do cumprimento dos Preços de Transferência, muitos consultores podem processar dados mais rapidamente, calcular com precisão, analisar preços (sem erro humano), melhorar a eficiência nas suas transações e conseguir resultados eficientes nos seus entregáveis. Alguns benefícios da IA incluem: 

Análise de dados aprimorada 

As empresas multinacionais realizam inúmeras transações com partes relacionadas ou com terceiros. Estas transações geram uma abundante de dados que requerem muitas horas de trabalho para serem processados. Por outro lado, as ferramentas de inteligência artificial podem processar dados rapidamente, identificar tendências úteis e fornecer informação relevante.  

As ferramentas de inteligência artificial também podem ser extremamente vantajosas nas análises comparativas dos Preços de Transferência. A inteligência artificial pode reduzir pela metade o tempo empregado na identificação manual de comparáveis adequados, aproveitando os seus algoritmos de aprendizado automático. 

Avaliação de riscos aprimorada 

Devido à sua capacidade de identificar tendências de dados e detectar valores atípicos, a IA tornou-se um valor agregado necessário ao processo de avaliação de riscos dos Preços de Transferência, evitando dificuldades como uma divulgação incorreta ou incompleta.  

As multinacionais também estão empregando ferramentas de IA para garantir que se cumpram os prazos do cumprimento dos Preços de Transferência através do uso de aplicativos que fornecem lembretes periódicos. 

Por outro lado, a experiência humana não pode ser substituída pelo aprendizado automático. Um consultor altamente experiente diante das autoridades fiscais é, definitivamente, um valor agregado maior em comparação com um sistema de processamento de dados. A inteligência artificial tem uma natureza complementar. 

 Fonte: Mondaq.com

Noticias Relacionadas

Considerações sobre o uso de comparáveis internos ou externos

Os Preços de Transferência tornaram-se um elemento-chave na gestão financeira de empresas que operam mundialmente. A necessidade de garantir que as transações entre partes relacionadas sejam feitas ao valor do mercado, exige uma análise de comparabilidade ideal, que aborde as comparações internas e externas.

LEER NOTICIA »