Logo TPC Group
  • Español
  • Português
  • English

O Salário Básico na Costa Rica – Fixação de multas e penalidades

Em dezembro de 2019, o Conselho Superior da Magistratura, através da Sessão Nª109-19, estabeleceu o salário base para o ano 2020 na Costa Rica no valor de ¢450.200 (quatrocentos e cinqüenta mil e duzentos colones exatamente).

Isto significaria um aumento de cerca de 1% em relação a 2019, que foi fixado em ¢460.200 (quatrocentos e sessenta mil e duzentos colones).

Isto corresponde ao salário mensal básico do “Escrivão 1” do Conselho Superior do Poder Judicial, de acordo com a Lei 7337 de 5 de maio de 1993.

Diferença entre o Salário Mínimo e o Salário Básico

Deve-se notar que difere do salário mínimo mensal, já que este último é fixado pelo Ministério do Trabalho, de acordo com uma determinada profissão ou comércio, dependendo, ao mesmo tempo, do setor econômico.

Importância do Salário Básico

O salário mensal básico é de vital importância, pois é um parâmetro para a fixação de multas, penalidades e impostos.

O Código Penal costarriquenho estabelece infrações que têm como parâmetro da penalidade uma referência ao salário básico, tais como roubo agravado, roubo simples, fraude e incumprimento do dever alimentício.

Também se utiliza para fixar multas relacionadas ao Código do Trabalho quando os empregadores não cumpram com as Convenções da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

Da mesma forma, serve de parâmetro na Lei de Pensão de Alimentos, já que para a fixação da pensão alimentícia é dada quando o alimentador não é assalariado, sendo a pensão atualizada de acordo com a variação do salário base.

Finalmente, também se utiliza na regulamentação tributária costarriquenha, como a Lei do Imposto de Pessoa Jurídica, no artigo 3, que estabelece uma taxa anual para as empresas e filiais mercantis de empresas estrangeiras, equivalente a 15% do salário-base mensal.

Da mesma forma, faz-se referência a isto na Lei do Imposto sobre Bens Imóveis quando indica aqueles isentos deste imposto, indicando que os imóveis que constituem a única propriedade de pessoas físicas e cujo valor é de no máximo 45 salários-base não estarão sujeitos a este imposto.

Com relação à imposição de multas fiscais, o salário base determina os limites máximos, como no caso das multas de preços de transferência , que, embora estejam baseadas em uma porcentagem da renda líquida, não podem ser inferiores a três salários base ou superiores a 100 salários basicos.

Noticias Relacionadas

Regimes fiscais no Peru

Os regimes fiscais são categorias pelas quais os contribuintes, sejam pessoas físicas ou jurídicas, que realizam atividades geradoras de renda de terceira categoria, devem ser incorporados para pagar seus impostos.

LEER NOTICIA »