Logo TPC Group
  • Español
  • Português
  • English

Estudo de Preço de Mercado

A pesquisa de Preços de Mercado envolve a recopilação sistemática e objetiva, análise e avaliação de informações sobre aspectos específicos das questões de marketing para assistir à administração no momento de tomar decisões importantes. A pesquisa de Preços de Mercado, mas um meio para melhorar a tomada de decisões.

Objetivo

Um Estudo de Preço de Mercado deve fornecer uma ideia clara da quantidade de consumidores que terão que adquirir o bem ou serviço a ser vendido, dentro de um espaço definido, durante um período de médio prazo e os meios para obtê-lo. Além disso, o Estudo de Preço de Mercado indicará se as características e especificações do serviço ou produto correspondem àquelas que o cliente deseja comprar. Também nos dirá que tipo de clientes estão interessados em nossas mercadorias, o que servirá para orientar a produção do negócio. Finalmente, o Estudo de Preço de Mercado nos dará informações sobre o preço apropriado para colocar nosso bem ou serviço e competir no mercado, ou para impor um novo preço por alguma razão justificada.

Considerações durante um Estudo de Preços de Mercado

Análise da demanda

A demanda é a quantidade de bens e serviços que o mercado exige ou solicita para satisfazer necessidades específicas a um determinado preço. O objetivo da análise da demanda é determinar e medir quais fatores afetam as exigências do mercado para um bem ou serviço, assim como determinar a possibilidade de participação do produto do projeto na satisfação dessa demanda.

Análise da oferta

A oferta é a quantidade de bens ou serviços que um certo número de produtores está disposto a disponibilizar ao mercado a um determinado preço. O objetivo da análise da oferta é determinar ou medir as quantidades e condições sob as quais uma economia é capaz e quer disponibilizar um bem ou serviço ao mercado.

Análise de marketing

O marketing é a atividade que permite ao produtor entregar um bem ou serviço ao consumidor com os benefícios de tempo e lugar, ou seja, colocar o produto em um lugar e momento adequados, para dar ao consumidor a satisfação que ele espera com a compra.

Qual é o benefício de um Estudo de Preço de Mercado?

Um Estudo de Preço de Mercado ajuda à empresa a tomar o caminho correto para administrar seus negócios. Aqui estão os principais benefícios:

  • Conhecer a concorrência.
  • Descobrir quem é o público-alvo.
  • Conhecer a opinião dos consumidores.
  • Entendendo as variáveis.
  • Descartar ideias, produtos ou projetos que possam levar ao fracasso.

Como fazer um Estudo de Preço de Mercado?

Primeiro devemos definir o motivo que nos leva a realizar um estudo de mercado, considerando todos os riscos possíveis que poderiam levar ao fracasso, depois devemos ter uma fonte de informação confiável, isto através de enquetes, entrevistas, relatórios etc. Em seguida, devemos elaborar um mapa de rota ou um desenho para a realização do objetivo. Finalmente, se documentará em um relatório que servirá como um guia para iniciar o projeto.

Noticias Relacionadas

Considerações sobre o uso de comparáveis internos ou externos

Os Preços de Transferência tornaram-se um elemento-chave na gestão financeira de empresas que operam mundialmente. A necessidade de garantir que as transações entre partes relacionadas sejam feitas ao valor do mercado, exige uma análise de comparabilidade ideal, que aborde as comparações internas e externas.

LEER NOTICIA »