Logo TPC Group
  • Español
  • Português
  • English

Pesquisa de mercado e processos de inspeção em relatórios locais

Uma Abordagem à pesquisa de gama de mercado

As bases de Estudo Técnico de Preços de Transferência estão presentes há mais de oito décadas, sendo os primeiros países a incorporá-las a Grã-Bretanha e os Estados Unidos da América.

Estas foram criadas em resposta à necessidade de que as transações entre partes relacionadas fossem a valor de mercado.

Preços de transferência na atualidade

Ao longo dos anos, as regras de preços de transferência evoluíram como resultado da necessidade de resolver diferentes problemas relacionados aos preços de transferência, sendo um dos mais importantes a luta contra a evasão ou fraude tributário que afeta diferentes jurisdições ao redor do mundo.

Assim, a Ação 13 do Plano BEPS (Base Erosion and Profit Shifting) publicado pela OCDE surge com o objetivo de lutar contra ele, pelas administrações fiscais através da padronização da documentação dos preços de transferência em todo o mundo.

O papel do estudo da gama de mercado nos procedimentos de fiscalização

Esta padronização em termos de documentação de preços de transferência permitiu às administrações tributarias intensificar suas ações de controle, não apenas em transações afetadas por preços de transferência, tais como serviços intragrupo, subcapitalização de interesses e exportação e importação de bens comercializados internacionalmente, mas também na revisão do cumprimento de obrigações formais.

Além disso, a declaração do beneficiário final efetivo, o relatório país por país (Relatório Cbc) e a recente Convenção sobre Assistência Administrativa Mútua em Matéria Tributária permitiram às administrações fiscais detectar transações não declaradas nas declarações de preços de transferência, por exemplo, com respeito aos contribuintes que não são obrigados a apresentar o Declaração Juramentada Informativa de Relatório Local.

Neste contexto, o Estudo de Faixa de Mercado (ERM) surge como uma ferramenta probatória adicional nos procedimentos de auditoria onde os contribuintes determinam antecipadamente o valor de mercado das transações entre partes relacionadas, ou que são realizadas com sujeitos residentes em países não cooperantes, ou com beneficiários de regimes fiscais preferenciais.

Conceptualização do estudo da gama de mercado

O Estudo da gama de Mercado é aquela análise funcional e econômica das transações a valores de mercado. Este estudo técnico de preços de transferência permite obter uma margem de mercado correta, minimiza contingências e penalidades relacionadas aos preços de transferência, maximiza as margens das novas linhas de negócios e estabelece preços baseados em outras empresas do setor.

Conclusões sobre o Estudo da Gama de Mercado como Meio de Evidência

Em conclusão, as novas diretrizes sobre preços de transferência permitiram que as administrações tributais aumentassem seus poderes de auditoria. É neste contexto que os Estudos de Gama de Mercado surgem como uma alternativa probatória às autoridades fiscais para provar que as transações realizadas foram a valores de mercado.

Noticias Relacionadas

Considerações sobre o uso de comparáveis internos ou externos

Os Preços de Transferência tornaram-se um elemento-chave na gestão financeira de empresas que operam mundialmente. A necessidade de garantir que as transações entre partes relacionadas sejam feitas ao valor do mercado, exige uma análise de comparabilidade ideal, que aborde as comparações internas e externas.

LEER NOTICIA »