Logo TPC Group
  • Español
  • Português
  • English

Digitalização e os Preços de Transferência

As multinacionais enfrentam um desafio na era digital, com vendas e operações que abrangem diversas jurisdições em todo o mundo, resultando num alto nível de complexidade. Qualquer empresa que realize transações on-line que precisem apresentar declarações de Preços de Transferência deve desenvolver estratégias adequadas para reduzir os riscos.

Histórico

Antes da digitalização, era necessário que os fornecedores de bens e serviços estivessem fisicamente presentes nos lugares onde realizavam as suas transações. Por outro lado, não é necessário estar fisicamente presente para ter um alcance global num país por meios digitais. Por exemplo, por meio de armazéns centralizados que atendem a vários locais em todo o mundo, modificando a cadeia de suprimentos.

Isso gera um aumento do risco, já que as autoridades fiscais não capturam adequadamente todos os lucros derivados da digitalização das empresas em muitos países. Todos estes fatores afetam o processo de criação de valor. Portanto, as empresas devem ser monitoradas continuamente para garantir o cumprimento das suas obrigações.

A função da OECD

A Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) está liderando a implementação das regras de Erosão de Base e Transferência de Lucros (BEPS), criando um plano de ação de 15 pontos. Uma das ações mais relevantes do plano é o Ponto 1:

  • O artigo 1.º visa garantir que as empresas que operam na economia digital estejam devidamente tributadas nas jurisdições em que geram lucros, ainda que não estejam fisicamente presentes nelas.

Ações em outros países

Vários países também introduzem os seus próprios impostos sobre serviços digitais. Além disso, há preocupações de que essa abordagem diferenciada possa causar problemas, como a possibilidade de uma dupla tributação.

O fato concreto mostra que as empresas digitais que fornecem vendas e serviços em escala multinacional devem garantir que as suas estratégias de Preços de Transferência sejam continuamente otimizadas e fiquem conforme as regulamentações internacionais e específicas de cada país. Atualmente, estamos numa fase nova e desafiadora para os Preços de Transferência..

Fonte: Corporatecomplianceinsights.com

Noticias Relacionadas

Considerações sobre o uso de comparáveis internos ou externos

Os Preços de Transferência tornaram-se um elemento-chave na gestão financeira de empresas que operam mundialmente. A necessidade de garantir que as transações entre partes relacionadas sejam feitas ao valor do mercado, exige uma análise de comparabilidade ideal, que aborde as comparações internas e externas.

LEER NOTICIA »