• Español
  • English
  • Português

Quando é utilizada a caixa de correio eletrônico do SUNAFIL?

A Superintendencia Nacional de Fiscalización Laboral «SUNAFIL» (Superintendência Nacional de Fiscalização do Trabalho) criou um Sistema Informático de Notificação Eletrônica, que permite a esta entidade proceder com a notificação de atos administrativas e atuações emitidas no âmbito dos procedimentos administrativos em andamento.

Deve-se notar que não é necessário que uma empresa se registre neste sistema de notificação eletrônica, já que a SUNAFIL designou a cada empregador sua própria caixa de correio eletrônico. Vamos ver que aspectos devemos levar em conta sobre este sistema:

Estrutura legal

Em 14 de janeiro de 2020, foi publicado o Decreto Supremo No. 003-2020-TR, aprovando o uso obrigatório da caixa de correio eletrônico para fins de notificação dos procedimentos administrativas e atuações do SUNAFIL.

O que é a caixa de correio eletrônico do SUNAFIL?

É a caixa de correio eletrônico atribuída ao usuário, criada no Sistema Informático do SUNAFIL, cujo objetivo é o trâmite seguro e confiável das notificações no âmbito dos procedimentos administrativos e atuações do SUNAFIL. A caixa de correio eletrônico é um endereço digital obrigatório.

usuário é a pessoa que participa das ações e/ou procedimentos administrativos de competência do SUNAFIL.

Comunicação de Notificações

O SUNAFIL notifica ao usuário cada vez que um documento é notificado à caixa de correio eletrônica através dos alertas do Sistema Informático de Notificação Eletrônica, no e-mail do usuário e/ou por meio do serviço de correio.

Quais documentos estão sujeitos a notificação através da caixa de correio eletrônico?

Estão sujeitos a notificação: as medidas de inspeção, o relatório de inspeção, as resoluções emitidas no âmbito do procedimento administrativo sancionatório ou no âmbito do procedimento de execução coactivo, entre outros que são necessários para o trâmite do procedimento e/ou atuação da Autoridade de Inspeção do Trabalho.

Quais são as obrigações do administrado?

É importante considerar as obrigações que temos como administrados, em relação à caixa de correio eletrônico, que são:

  • Revisar periodicamente a caixa de correio eletrônico assignada com o objetivo de tomar conhecimento dos documentos e/ou atos administrativos que se notifiquem.
  • Manter o correio eletrônico e/ou serviço de mensagens operativo, a fim de receber os alertas do Sistema Informático de Notificação Eletrônica.
  • Manter a confidencialidade e adotar as medidas de segurança no uso do nome de usuário e senha para a caixa de correio eletrônico que lhe seja assignada.

O que deve conter a notificação por caixa de correio eletrônico?

A notificação via caixa de correio eletrônico deve conter o seguinte:

  • O texto completo do ato ou atuação administrativa, incluindo sua motivação e anexos, se é aplicável.
  • A identificação do procedimento em que foi emitido, se for o caso.
  • O órgão do SUNAFIL do qual se origina o ato ou atuação administrativa e seu endereço.
  • A data de vigência da atuação ou do ato administrativo notificado e a menção se este esgota os canais administrativos, se for o caso.
  • A expressão dos recursos aplicáveis, o órgão ante o qual os recursos devem se apresentar e o prazo para a apresentação dos mesmos.

Quando entra em vigor a notificação via caixa de correio eletrônico do SUNAFIL?

Entende-se que a notificação foi validamente realizada com o depósito do documento na caixa de correio eletrônico assignada ao administrado, e torna-se efetiva no dia em que é registrada como recebida na caixa de correio eletrônico ou, se não for em um dia útil, a partir do primeiro dia útil após seu recebimento.

Neste sentido, a caixa de correio eletrônico é de uso obrigatório para todos os administrados, portanto, deve ser continuamente revisada para possíveis notificações de atos administrativos pelo SUNAFIL, embora também sejam comunicados por e-mail.

O acesso à caixa de correio eletrônico é feito utilizando os dados da CLAVE SOL, por este meio: https://www.gob.pe/10006-acceder-a-la-casilla-electronica-de-sunafil . Então, quando se utiliza a caixa de correio eletrônico SUNAFIL? Sempre, enfatizando quando a entidade notifica atos ou atuações administrativas. Da mesma forma, porque os guias de trabalho e orientação são acessíveis aos administrados nesta plataforma, entre outras informações.

Noticias Relacionadas

NIIF 16 do ponto de vista do locatário

As NIIF (Normas Internacionais de Informação Financeira) 16 estabelece as diretrizes a serem seguidas para o reconhecimento, mensuração, apresentação e declaração dos arrendamentos, tanto como arrendador quanto como arrendatário. Este

LEER NOTICIA »