Logo TPC Group
  • Español
  • Português
  • English

Aplicação dos Preços de Transferência no México

A administração tributária no México, devido ao crescimento das empresas multinacionais e transações entre partes relacionadas, adotou as diretrizes estabelecidas pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) na sua Lei do Imposto da Renda sobre preços de transferência desde 1997.

A administração tributária no México, devido ao crescimento das empresas multinacionais e transações entre partes relacionadas, adotou as diretrizes estabelecidas pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) na sua Lei do Imposto da Renda sobre preços de transferência desde 1997.

Para explicar a aplicação dos Preços de Transferência no México, é necessário entender o conceito dos Preços de Transferência como o preço pelo qual se concorda com uma parte relacionada para a transferência de bens e serviços, nos quais se deve demonstrar que a operação de preço se realiza conforme o princípio do Comprimento do Braço.

O que são partes relacionadas no México?

Conforme o artigo 179 da Lei do Imposto da Renda, considera-se que duas pessoas, físicas ou jurídicas, são partes relacionadas quando uma delas participa direta ou indiretamente na administração, controle ou capital da outra. O mais comum nos Preços de Transferência é uma empresa que compartilha ações com outra e realizam transações entre si. Por exemplo, o fornecimento de serviços ou a compra de estoque.

Por que é necessário regulamentar os Preços de Transferência no México?

No México, as regulamentações dos Preços de Transferência estão estabelecidas na Lei do Imposto da Renda, o Código Fiscal ou as Regras Diversas. Na Lei do Imposto da Renda, as especificações estão ditadas no Art. 76 para pessoas jurídicas e no Art. 90 para pessoas físicas. Os artigos 179 e 180 são considerados os principais artigos na Lei do Imposto da Renda que se focam nos Preços de Transferência.

A principal razão para regular os Preços de Transferência é evitar a manipulação de preços para maximizar os benefícios empresariais e impedir que as empresas maximizem as suas deduções fiscais para reduzir o lucro fiscal.

As empresas multinacionais podem ter uma entidade num país de baixa ou nenhuma tributação, e, como grupo, beneficia-se em transferir lucros para onde pagarão menos impostos.

As regulamentações mexicanas visam prevenir essas situações e garantir que as empresas operem como os terceiros independentes fariam.

Portanto, os contribuintes têm três obrigações principais sob o princípio Comprimento do Braço: transacionar com partes relacionadas a preços do mercado, obter um estudo de Preços de Transferência que suporte que as transações estão a preços do mercado e apresentar pontualmente as declarações aplicáveis.

Quais são as principais obrigações dos Preços de Transferência?

  1. Concordar a preços do mercado significa concordar com a suas operações como se faria com um terceiro faria numa operação comparável ou semelhante que se realiza com uma parte relacionada.
  2. A forma de demonstrar que se concorda a preços do mercado mediante um estudo de Preços de Transferência no qual, por diversos métodos e análises econômicas, suporte que concordou com essas operações com a sua parte relacionada como se o tivesse feito com terceiros independentes festas.
  3. Apresentar, com a declaração anual de rendimentos, a informação relativa às operações realizadas com partes relacionadas no estrangeiro, realizadas no exercício imediatamente anterior, segundo os formulários indicados pela autoridade fiscal.

Noticias Relacionadas

Considerações sobre o uso de comparáveis internos ou externos

Os Preços de Transferência tornaram-se um elemento-chave na gestão financeira de empresas que operam mundialmente. A necessidade de garantir que as transações entre partes relacionadas sejam feitas ao valor do mercado, exige uma análise de comparabilidade ideal, que aborde as comparações internas e externas.

LEER NOTICIA »