Logo TPC Group
  • Español
  • Português
  • English

O que você deve levar em conta para criar políticas contábeis de acordo com a NIC 8?

Para que a organização possa operar mais eficientemente, a entidade deve ter sistemas organizacionais documentados que permitam comprovar que suas transações estão devidamente registradas de acordo com as regras, procedimentos e instruções técnicas.

1. Por que criar uma política contábil?

Para que a organização possa operar mais eficientemente, a entidade deve ter sistemas organizacionais documentados que permitam comprovar que suas transações estão devidamente registradas de acordo com as regras, procedimentos e instruções técnicas. Desta forma, as demonstrações financeiras apresentam informações relevantes e confiáveis sobre as quais basear suas decisões financeiras.

As políticas contábeis são importantes, entre outras:

  • Eles estabelecem a base para a preparação de suas demonstrações financeiras.
  • São criadas normas para o reconhecimento e a medição das transações no momento de fazer os registros contábeis.
  • Eles orientam os usuários sobre as informações.
  • Eles estabelecem diretrizes de acordo com os regulamentos de maneira consistente e uniforme.

2. Quais são as políticas contábeis?

A Norma Internacional de Contabilidade nº 8 (NIC 8) define políticas contábeis como os princípios, bases, convenções, regras e procedimentos específicos adotados por uma entidade na preparação e apresentação de demonstrações financeiras.

3. Características das políticas contábeis

As políticas contábeis devem estar, de acordo com a norma:

  • Clara e uniforme.
  • Preparado de acordo com as disposições do NIIF.
  • Consistentes com o tempo, para que sejam comparáveis.
  • Acessível.

4. Requisitos da NIC 8 para a criação de uma política contábil

As exigências da Norma podem ser resumidas da seguinte forma:

Seleção e aplicação de políticas contábeis

  1. Quando uma NIIF se aplica especificamente a uma transação, outro evento ou condição, a política ou políticas contábeis aplicadas a esse item devem ser determinadas pela aplicação dessa NIIF. Estas políticas não precisam ser aplicadas quando o efeito de seu uso não for significativo.
  2. Na ausência de uma NIIF que se aplique especificamente a uma transação ou outro evento ou condição, a administração deve usar seu julgamento no desenvolvimento e aplicação de uma política contábil para fornecer informações que sejam relevantes e confiáveis.

Julgamento profissional

Quando a entidade precisa usar seu julgamento profissional para o desenvolvimento de uma política, ela deve se referir, naturalmente, às seguintes fontes:

  1. As exigências e orientações estabelecidas nas NIIF que tratam de questões similares e relacionadas.
  2. As definições, critérios de reconhecimento e mensuração estabelecidos para ativos, passivos, receitas e despesas na Estrutura.
  3. Os pronunciamentos mais recentes de outras instituições emissoras de normas que utilizam uma estrutura conceitual semelhante ao emitir normas contábeis, assim como outra literatura contábil e práticas aceitas nos diferentes setores de atividade, na medida em que não entrem em conflito com as NIIF.

5. Uniformidade

A Norma afirma que a consistência deve ser considerada na seleção e aplicação de suas políticas contábeis. Para que as transações, outros eventos e condições semelhantes sejam apresentados de forma consistente de período para período, a menos que uma NIIF exija ou permita especificamente categorias de itens para os quais possa ser apropriado aplicar políticas diferentes. Se uma NIIF exigir ou permitir que tais categorias sejam estabelecidas, uma política contábil apropriada deverá ser selecionada e aplicada consistentemente a cada categoria.

6. Mudanças nas políticas contábeis

Uma entidade deve mudar uma política contábil somente se tal mudança for feita:

  • É exigido por uma aplicação de uma NIIF.
  • Em uma base voluntária porque tal mudança tornaria as demonstrações financeiras mais confiáveis e relevantes informações sobre os efeitos das transações, outros eventos ou condições que afetam a posição financeira, desempenho financeiro ou fluxos de caixa da entidade.

 

As seguintes situações não constituem mudanças nas políticas contábeis:

  • A aplicação de uma política contábil para transações, outros eventos ou condições que diferem materialmente dos que ocorreram anteriormente.
  • A aplicação de uma nova política contábil para transações, outros eventos ou condições que não tenham ocorrido anteriormente ou que, caso tenham ocorrido, sejam imateriais.

7. Como as mudanças nas políticas contábeis são aplicadas

Mudança na política contábil

Formato de contabilidade

Quando uma mudança na política contábil resulta da aplicação inicial de uma NIIF

A entidade deve contabilizar de acordo com as disposições transitórias específicas dessa NIIF
Quando uma mudança na política contábil resulta da aplicação inicial de uma NIIF que não inclui uma disposição transitória específica aplicável a tal mudança, ou porque a entidade decidiu mudar sua política contábil voluntariamente

A entidade deverá aplicar tal mudança retrospectivamente.

8. Aplicação retroativa

Quando uma mudança na política contábil é aplicada retrospectivamente, a entidade deve fazer um ajuste correspondente nos saldos iniciais de cada componente do patrimônio que é afetado, como se a nova política contábil sempre tivesse sido aplicada.

Se for impraticável determinar os efeitos específicos do período de uma mudança na política contábil sobre informações comparativas para um ou mais períodos anteriores apresentados, o efeito cumulativo será aplicado aos saldos contábeis no início do primeiro período para o qual a aplicação retrospectiva é praticável.

9. Divulgação de uma mudança na política contábil

Quando há uma mudança na política contábil, uma entidade deve divulgá-la:

  • A natureza da mudança na política contábil.
  • O valor do ajuste para cada item da demonstração financeira afetado, para o período atual e cada período anterior apresentado, na medida do possível.
  • O valor do ajuste relativo aos períodos anteriores apresentados, na medida do possível.
  • Se a aplicação retrospectiva, conforme exigido pela 1ª e 2ª balas, for impraticável, as circunstâncias que levam a essa situação.
  • Uma descrição de como e desde quando a mudança na política contábil tem sido aplicada.
Islava Zulema Ruiz Quiroz
Formada em Contabilidade Pública

Noticias Relacionadas

NIIF 16 do ponto de vista do locatário

As NIIF (Normas Internacionais de Informação Financeira) 16 estabelece as diretrizes a serem seguidas para o reconhecimento, mensuração, apresentação e declaração dos arrendamentos, tanto como arrendador quanto como arrendatário. Este

LEER NOTICIA »

Aplicação das NIIF no Brasil

A adoção das Normas Internacionais de Informação Financeira (NIIF) começou no Brasil em 2005 através dos primeiros pronunciamentos do CFC (Conselho Federal de Contabilidade), o órgão encarregado de regulamentar a

LEER NOTICIA »