Logo TPC Group
  • Español
  • Português
  • English

Demonstrações Financeiras Consolidadas

Definição

As demonstrações financeiras consolidadas são a apresentação do agrupamento das demonstrações financeiras da entidade controladora (empresa-mãe) com as demonstrações financeiras separadas das subsidiárias como uma única entidade econômica.

Principais termos para avaliar a preparação das demonstrações financeiras consolidadas

Controle

De acordo com as NIIF 10, “Demonstrações Financeiras Consolidadas”, uma entidade controla quando tem poder sobre outras entidades, direitos a rendimentos variáveis e a capacidade de influenciar retornos mediante seu poder sobre eles.

Poder

Uma entidade ( empresa-mãe) tem poder sobre uma ou mais entidades quando tem direitos de dirigir as atividades relevantes, ou seja, atividades que afetam significativamente o desempenho de uma ou mais entidades (subsidiárias).

Subsidiárias

Uma entidade controlada por outra.

Quando uma entidade deve consolidar suas demonstrações financeiras com as entidades que controla?

Se uma entidade prepara suas demonstrações financeiras sob as Normas Internacionais de Informação Financeira (NIIF) emitidas pelo International Accounting Standards Board (IASB) e controla sobre uma ou mais entidades, essas demonstrações financeiras devem se consolidar sob as NIIF No. 10 “Demonstrações Financeiras Consolidadas”.

Existe a possibilidade de que uma entidade controladora não consolide suas demonstrações financeiras com uma ou mais outras entidades?

De acordo com a NIIF 10, uma entidade controladora não precisa consolidar demonstrações financeiras consolidadas se cumprir com todas as condições a seguir:

  • A empresa-mãe tem informado as subsidiárias e outros proprietários (sem direito a voto) que estes não apresentarão demonstrações financeiras consolidadas.
  • Seus instrumentos de dívida ou de capital não se negociam em um mercado público, seja em uma bolsa de valores local ou estrangeira.
  • Não registra suas demonstrações financeiras nem as processa em uma organização reguladora.
  • Sua empresa-mãe final prepara demonstrações financeiras consolidadas.

Considerações na Preparação das Demonstrações Financeiras Consolidadas

  • As demonstrações financeiras consolidadas devem ter a mesma estrutura contábil.
  • A empresa-mãe apresentará as participações não-controladoras na demonstração da posição financeira consolidada dentro do patrimônio e separadamente do patrimônio dos proprietários da empresa controladora.
  • As partes similares de ativos, passivos, patrimônio, receitas e despesas se combinam.
  • A contribuição do investimento da controladora em cada subsidiária e a parte da controladora no patrimônio de cada subsidiária são compensadas (eliminadas).
  • Ativos, passivos, patrimônio, receitas e despesas e fluxos de caixa intragrupo relacionados a transações entre entidades do grupo são eliminados em sua totalidade.

Qual é a vantagem de preparar e apresentar demonstrações financeiras consolidadas?

Como mencionado acima, informar aos proprietários e outros usuários a situação econômica e o desempenho do Grupo em um único conjunto de demonstrações financeiras.

Da mesma forma, ter demonstrações financeiras consolidadas ajudará o Grupo a participar de processos de licitação com entidades privadas e estatais e a obter novos financiamentos dos bancos.

Na Vargas Alencastre, García y Asociados, assessoramos as entidades na preparação e apresentação de demonstrações financeiras consolidadas sob os procedimentos de consolidação das NIIF.

Noticias Relacionadas

NIIF 16 do ponto de vista do locatário

As NIIF (Normas Internacionais de Informação Financeira) 16 estabelece as diretrizes a serem seguidas para o reconhecimento, mensuração, apresentação e declaração dos arrendamentos, tanto como arrendador quanto como arrendatário. Este

LEER NOTICIA »

Aplicação das NIIF no Brasil

A adoção das Normas Internacionais de Informação Financeira (NIIF) começou no Brasil em 2005 através dos primeiros pronunciamentos do CFC (Conselho Federal de Contabilidade), o órgão encarregado de regulamentar a

LEER NOTICIA »