Importação de serviços no Equador: Serviços digitais

Importação de serviços no Equador: Serviços digitais

Comparte esta noticia

Share on linkedin
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email

A digitalização de hoje vem impactando a economia global de tal forma que se tornou relevante para a tributação, razão pela qual diferentes jurisdições vêm incorporando impostos sobre a importação de serviços digitais em sua legislação tributária.

No caso do Equador, em dezembro de 2019, as disposições relativas ao Imposto sobre o Valor Agregado (IVA) para a prestação de serviços digitais por um não-residente no Equador a um residente neste país foram incluídas na Lei do Regime Tributário Interno (LRTI) através da Lei Orgânica de Simplificação e Progressividade Tributária.

Este artigo aborda os principais aspectos da importação de serviços digitais para o Equador.

Existe um cadastro de prestadores de serviços digitais?

Sim, este cadastro será publicado no site da Receita Federal (SRI), que será atualizado a cada trimestre.

Isto diferenciará os prestadores de serviços digitais não-residentes, que podem ser registrados no SRI, e os prestadores residentes no Equador.

Da mesma forma, será feita uma distinção daqueles fornecedores não-residentes cujos agentes de retenção são empresas emissoras de cartões de débito e crédito.

Quem deve reter a importação do serviço digital?

Quando o prestador do serviço digital é um não-residente, e não está registrado na Receita Federal, o IVA deve ser retido pelo IRS:

  • Intermediário: Aqueles intermediários no pagamento do serviço digital, tais como empresas emissoras de cartões de crédito ou débito.
  • O importador do serviço: Caso o pagamento do serviço seja feito sem um intermediário, o agente de retenção do IVA será o importador do serviço.

Qual é a base para a retenção?

A base tributável para a retenção do IVA será o valor total pago pelo importador do serviço digital.

No caso de serviços digitais, nos quais é exigido um fornecimento de bens ou serviços e é cobrada uma comissão, o IVA a ser retido deve levar isso em conta.

Como deve ser feita a declaração e o pagamento do IVA retido?

No caso de intermediários no pagamento de serviços, eles devem declarar e pagar mensalmente os valores retidos, na forma de declaração e pagamento do IVA, de acordo com os prazos estabelecidos no regulamento da LORTI.

Quais são as responsabilidades dos agentes retidos?

Entre outros deveres ou responsabilidades, os agentes de retenção devem cumprir com o seguinte:

  • Relatórios de informações: sobre pagamentos feitos a prestadores de serviços digitais e retenções feitas.
  • Conservação de certa documentação: A documentação dos pagamentos efetuados por retenção de serviços digitais deve ser mantida.

Noticias Relacionadas

Aplicação da IFRS 10 na Argentina
Niff Portugues

Aplicação da NIIF 10 na Argentina

Na Argentina, a estrutura contábil contempla diferentes possibilidades regulatórias ao avaliar e expor os diferentes itens nas demonstrações financeiras. As normas que podem ser aplicadas

LEER NOTICIA »

Como podemos ajudá-lo?

    Para entrar em contato conosco, você deve preencher o seguinte formulário