Logo TPC Group
  • Español
  • Português
  • English

Empresas recém-estabelecidas e os Preços de Transferência

O impulso do rápido crescimento das empresas recém-estabelecidas, particularmente devido ao aumento do investimento.

O impulso do rápido crescimento das empresas recém-estabelecidas, particularmente devido ao aumento do investimento, gera as empresas recém-estabelecidas a necessidade de consultoria sobre questões fiscais e financeiras. Portanto, examinaremos as questões básicas dos Preços de Transferência relevantes para as empresas recém-estabelecidas, desde as fases de estabelecimento e investimento até as fases posteriores da empresa. 

1. Histórico 

As empresas iniciantes e o empreendedorismo são conceitos que se tornaram mais importantes no mundo inteiro recentemente, já que são empresas empreendedoras, geralmente estabelecidas para oferecer soluções no caso de qualquer problema se apresentar e mostrar um crescimento rápido potencial. Empresas como o Facebook ou o Twitter, multinacionais hoje em dia, eram recém-estabelecidas. 

2. Influenciando as empresas recém-estabelecidas

Nessa fase, as empresas recém-estabelecidas se apresentam aos investidores corporativos. Uma regra essencial exige que estas empresas concluam com sucesso uma análise especial chamada “due diligence” (devida diligência). Para concluir satisfatoriamente os processos de devida diligência financeira e tributária, espera-se que as empresas recém-estabelecidas minimizem os seus riscos fiscais antes e durante a fase inicial.  

As empresas recém-estabelecidas devem considerar os fatores descritos abaixo ao desenvolver políticas de preços de transferência para serem adaptadas ao crescimento atual e potencial da empresa, ajudando assim a gerenciar e minimizar os riscos fiscais. 

3. Análise da cadeia do valor e conceito de criação do valor 

Atualmente, as empresas que operam em vários países assumem altos riscos, estabelecem e implementam objetivos estratégicos, formam equipes altamente especializadas em todo o mundo e desenvolvem poder de mercado e de negociação.  

 É importante determinar com precisão qual atividade contribui mais às funções de valor agregado para aplicar corretamente os princípios dos Preços de Transferência às transações entre empresas do grupo. Pode-se esperar que as empresas do grupo, que assumem riscos comerciais significativos e possuem ativos tangíveis e intangíveis significativos, obtenham rendimentos maiores do que as outras empresas. 

4. Criação e titularidade de direitos intangíveis 

Uma característica comum das empresas novas é que elas tentam estabelecer a sua marca para um crescimento rápido, especialmente utilizando a infraestrutura tecnológica. Devido à importância essencial do país onde os direitos intangíveis, como marca, patente ou conhecimento técnico, se desenvolvem, assim como a sua propriedade, deve-se analisar tanto o local onde se realizam as funções da DEMPE quanto o país que possui os direitos intangíveis. 

5. Conclusões

Embora as empresas recém-estabelecidas sejam comuns hoje em dia, elas enfrentam muitos desafios, inclusive a pressão do capital, dos investidores e dos custos. Por outro lado, elas podem crescer rapidamente por meio de investimentos entrantes e do rápido lançamento de transações em vários países. Essas empresas precisam criar modelos sólidos de Preços de Transferência com o respaldo de consultores experientes para minimizar os riscos fiscais.  

 Fonte: Mondaq 

Noticias Relacionadas

Considerações sobre o uso de comparáveis internos ou externos

Os Preços de Transferência tornaram-se um elemento-chave na gestão financeira de empresas que operam mundialmente. A necessidade de garantir que as transações entre partes relacionadas sejam feitas ao valor do mercado, exige uma análise de comparabilidade ideal, que aborde as comparações internas e externas.

LEER NOTICIA »