Logo TPC Group
  • Español
  • Português
  • English

Auditoria e Defesa Tributária

Nossa equipe de profissionais possui uma vasta experiência fornecendo serviços altamente qualificados em direito tributário, o que nos distingue para enfrentar possíveis objeções da Autoridade Fiscal e defendê-lo com estratégias que permitem um resultado favorável.

O que é um procedimento de auditoria fiscal?

O processo de auditoria fiscal compreende um conjunto de tarefas destinadas a incitar os contribuintes a cumprir com suas obrigações fiscais, garantindo o pagamento correto, completo e pontual dos impostos.
Para este fim, o SII (Servicio de Impuestos Interno ou Receita Federal) está autorizado por lei a examinar as declarações apresentadas pelos contribuintes dentro do estatuto de limitações que possui, e a rever qualquer deficiência em suas declarações, a avaliar um imposto e a remeter os impostos devidos.

Qual é o propósito da Auditoria?

  1. Controle de cumprimento tributário:
    1. O controle de cumprimento tributário
      corresponde às ações realizadas pelo SII para avaliar o comportamento dos contribuintes em todas as interações dadas pelas obrigações periódicas contempladas pela legislação fiscal e estabelecidas pelo SII.
  2. Auditoria do incumprimento tributário:
    • A auditoria do incumprimento tributário está relacionada à tarefa permanente do SII de detectar contribuintes que fogem aos impostos e assegurar que esses impostos sejam pagos integralmente nos cofres fiscais. Para este fim, a ênfase deve ser colocada na determinação de indicadores de incumprimento que permitam visar os setores do grupo de contribuintes a serem auditados. Um exemplo claro disso são os Planos de Auditoria.
  3. Ações por fraude fiscal:
    • Isto é realizado através de uma análise destinada a detectar as áreas e setores de atividade mais propensos à evasão fiscal e que, por sua natureza, impõem graves prejuízos econômicos e sociais ao país. O objetivo é enfraquecer a capacidade econômica e financeira de indivíduos e grupos organizados que realizam atividades ilícitas para cortar o fluxo de renda que permite a continuidade de suas operações.

O que acontece quando a Auditoria Tributária é concluída?

O RSI deve verificar e verificar a determinação das obrigações fiscais pelo contribuinte, que podem ser modificadas quando a Autoridade Fiscal encontrar uma omissão ou inexatidão. Isto significa que o contribuinte pode contradizer tais atos, desde que não esteja de acordo com eles.

Em que consiste nossa defesa tributária?

Nossa defesa tributária implica exercer todos os mecanismos habilitados no atual quadro legal para exercer o direito de contradizer os atos emitidos pela Autoridade Fiscal com relação aos quais o cliente não concorda e pretende revertê-lo em processos administrativos ou judiciais, conforme o caso. Uma defesa tributária adequada implica em apresentar o recurso, a solicitação e o recurso processual adequados, de acordo com os atos expedidos pela Autoridade Fiscal, para os quais elaboramos e implementamos estratégias de defesa, com resultados positivos na fase administrativa e judicial.

Recomendamos nossa empresa parceira VAG Global se você tiver alguma dúvida sobre

AUDITORIA E DEFESA FISCAL