Logo TPC Group
  • Español
  • Português
  • English

Importância do registro contábil em El Salvador

E Os Preços de Transferência tornam-se relevantes, no âmbito regional e globalizado, para as entidades que pertencem ao mesmo grupo internacionalmente, assim como para as autoridades fiscais dos países onde essas empresas realizam múltiplas transações e investem. 

E Os Preços de Transferência tornam-se relevantes, no âmbito regional e globalizado, para as entidades que pertencem ao mesmo grupo internacionalmente, assim como para as autoridades fiscais dos países onde essas empresas realizam múltiplas transações e investem. 

Relevância da normativa dos Preços de Transferência

A normativa dos Preços de Transferência visa evitar que as empresas relacionadas manipulem os preços de troca de bens ou serviços, o que poderia aumentar os seus custos ou deduções, ou reduzir a sua renda tributável. A relevância dos Preços de Transferência consiste nos seus efeitos sobre a renda, as despesas e os lucros sujeitos à tributação de empresas associadas em diferentes jurisdições fiscais, o que é essencial tanto para as autoridades tributárias quanto para os contribuintes. Assim, deve-se revisar o registro contábil das empresas para Preços de Transferência. 

Principais aspectos no registro contábil em El Salvador

O artigo 436 do Código do Comércio estabelece que os registros contábeis devem estar escritos em espanhol e expressos em colones ou dólares americanos. Todas as empresas, incluindo agências, filiais, subsidiárias ou sucursais de empresas estrangeiras, devem manter a sua contabilidade nacionalmente. A contabilidade pode registrar-se manualmente ou através de sistemas mecanizados, sem a necessidade de autorização prévia da Administração Tributária, se forem cumpridas as normas de conservação de arquivos e programas correspondentes.  

O registro do tipo de moeda na contabilidade de uma empresa deve apresentar-se de forma ordenada e clara para que haja consistência nas declarações apresentadas em El Salvador. As principais são a Declaração e Pagamento do IVA (F-07), Relatório Mensal de Retenções, Cobrança e Adiantamento por Conta do IVA (F-930), Relatório Mensal de Documentos Impressos a Contribuintes Registrados no IVA (F-945) e Relatório de Transações Financeiras com Sujeitos Relacionados ou domiciliados em países considerados paraísos fiscais (F-982). 

Apresentação obrigatória de relatórios sobre transações com partes relacionadas

O Relatório sobre Transações com Partes Relacionadas (F-982) deverá se preparar de forma analítica, descritiva e explicativa para compreender cada elemento, determinar um preço e controlar as transações entre partes relacionadas. A metodologia é baseada no princípio do Comprimento do Braço, que visa precificar a transação ou as margens de lucro obtidas pelas partes, se todas as suas transações tivessem sido realizadas num mercado competitivo, como se fossem realizadas entre partes independentes. A importância do registro do tipo de moeda consiste na precificação correta e na determinação das margens calculadas para analisar as transações com partes relacionadas a se apresentar neste estudo.  

A obrigatoriedade de apresentar o relatório de transações com partes relacionadas ou domiciliadas, constituídas ou localizadas em paraísos fiscais, está prevista no artigo 124-A do Código Tributário, quando tais transações, individual ou conjuntamente, forem iguais ou superiores a quinhentos e setenta e mil quatrocentos e vinte e nove dólares dos Estados Unidos da América (US$ 571.429,00). Ela se apresentará por meio dos formulários fornecidos pela Administração Tributária com os requisitos e as especificações técnicas disponíveis. A apresentação do relatório deverá efetuar-se, no máximo, nos três primeiros meses após o término do exercício fiscal. 

Conclusões

Em conclusão, um registro contábil deve estar preciso e ordenado para fins dos Preços de Transferência, de acordo com as disposições do Código do Comércio de El Salvador. Além disso, o estudo e a compreensão desses preços se fazem por meio de uma análise detalhada para garantir a concorrência justa no mercado. Da mesma forma, é obrigatório apresentar o relatório detalhado das transações entre partes relacionadas domiciliadas em regimes fiscais preferenciais, para garantir a transparência e a correta tributação dessas transações, de acordo com as disposições do Código Tributário de El Salvador. 

Noticias Relacionadas

SII: arrecadação fiscal e os Preços de Transferência

Segundo o relatório “Plano de Gestão de Conformidade Tributária 2024” emitido pelo SII (Servicio de Impuestos Internos — Serviço de Receita Federal), a arrecadação tributária de 2023 superou as expectativas estabelecidas, registrando um aumento de 39,8% em relação ao ano anterior.

LEER NOTICIA »