• Español
  • English
  • Português
Valor líquido de realização

Valor líquido de realização

Share

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter

O que é valor líquido de realização?

Antes de responder a esta pergunta, a questão é orientada a todas as empresas que produzem e/ou comercializam estoques e que, de acordo com a Norma Internacional de Contabilidade No. 2 “Inventário” requer que as empresas avaliem se suas mercadorias estão deterioradas em um determinado período. Esta mesma norma contábil estabelece que os inventários devem ser medidos pelo menor valor de custo ou valor líquido realizável.

Portanto, o valor realizável líquido, de acordo com a IAS 2, é o preço de venda estimado de um ativo no curso normal dos negócios menos os custos estimados para completar sua produção e aqueles necessários para realizar a venda. Em outras palavras, é uma forma de determinar se os custos alocados aos estoques estão acima ou abaixo do valor líquido de realização.

Como posso determinar o valor líquido de realização?

A fórmula para determinar o valor líquido de realizaçãorealizáve (NRV) é a seguinte:

VNR = PREÇO DE VENDA ESTIMADO - CUSTOS ESTIMADOS PARA COMPLETAR A PRODUÇÃO -
CUSTOS ESTIMADOS NECESSÁRIOS PARA A VENDA

O valor líquido de realização deve ser calculado para cada item de estoque?

A IAS 2 indica que geralmente o custo do inventário deve ser reduzido ao valor líquido de realização e isto será calculado para cada item de inventário; entretanto, pode ser apropriado agrupar os itens por família, linhas de produtos, etc.

O valor líquido de realização deve ser calculado para todo o ciclo de inventário?

A IAS 2 indica que não é aplicável a anotação de matérias-primas e outros suprimentos mantidos para uso na produção de inventários, desde que os produtos acabados nos quais eles são incorporados sejam vendidos a custo igual ou superior ao custo. Em outras palavras, não é aconselhável calcular o valor líquido de realização dos itens no processo de produção.

Onde está a despesa apresentada na demonstração de resultados para reduzir o custo do estoque ao valor realizável líquido?

O valor de qualquer redução no valor realizável líquido é reconhecido como uma despesa e reconhecido no período em que a redução ocorre. Na declaração de receitas, esta despesa será apresentada de acordo com sua natureza, geralmente como despesas gerais.

Qual é o impacto fiscal de anotar o valor do inventário até que o valor líquido realizável seja determinado?

A jurisdição fiscal de cada país terá que ser avaliada. Caso as autoridades fiscais não aceitem esta despesa como dedutível na determinação do imposto de renda, um ativo ou passivo de imposto de renda diferido será determinado de acordo com a Norma Internacional de Contabilidade No. 12 “Imposto de Renda”.

Noticias Relacionadas

Como podemos ajudá-lo?

    Para entrar em contato conosco, você deve preencher o seguinte formulário