Como as NIIF são aplicadas no Panamá?

Como as NIIF são aplicadas no Panamá?

Comparte esta noticia

Share on linkedin
Share on facebook
Share on whatsapp
Share on twitter
Share on email

No Panamá, a adaptação das NIIF como estrutura de princípios contábeis pelas empresas para a preparação de suas demonstrações financeiras está cada vez mais latente porque contribui para o fortalecimento das operações.

Medida que as transações se tornaram maiores e mais complexas no mercado de ações e no centro bancário, o Panamá começou a perceber a necessidade e a importância de manter um corpo de padrões de referência rigorosos para a contabilidade e a preparação de demonstrações financeiras.

A aplicação das Normas Internacionais de Informação Financeira (NIIF) é uma ferramenta que ajuda a melhorar o funcionamento e o crescimento das empresas, considerando o fato de que o Panamá não tinha uma estrutura contábil sólida, tendo que recorrer às NIIF, para a aplicação de questões não abordadas nos princípios contábeis geralmente aceitos.

Órgão Regulador

O Conselho Técnico de Contabilidade é responsável pelo controle dos Contadores e Contadores Públicos Certificados (CPA); cumprindo as disposições da Lei nº 57 que regulamenta o exercício da profissão. Sua função é “supervisionar a prática profissional com o objetivo de garantir que ela seja realizada no mais alto nível técnico e ético, com a colaboração das associações profissionais”.

A Comissão de Padrões de Contabilidade Financeira do Panamá (NOCOFIN) foi criada pelo Conselho Técnico de Contabilidade do Panamá em 1986. É composto de CPAs nomeados pelas associações profissionais de contabilidade registradas no Conselho Técnico de Contabilidade e professores de contadores públicos certificados de universidades reconhecidas pelo Estado que ensinam contabilidade.

A principal responsabilidade da comissão é adotar normas de contabilidade financeira no Panamá.

Estrutura regulatória para a emissão de demonstrações financeiras

A regulamentação contábil no Panamá se baseia nas Normas de Informação Financeira (NIIF) e nas Normas Internacionais de Informação Financeira para PMEs (NIIF para PMEs). As Normas de Informação Financeira estruturam a teoria contábil estabelecendo os limites e as condições operacionais do sistema de informação contábil. Eles servem como um marco regulatório para a emissão de demonstrações financeiras.

As NIIF emitidas e a serem emitidas pelo International Accounting Standards Board (IASB), um órgão independente estabelecido para promulgar normas contábeis de aplicação mundial, foram adotadas como próprias e aplicadas na República do Panamá, de acordo com a Lei nº 6 de 2 de fevereiro de 2005, Artigo 74, parágrafo 1. Além disso, a Direção Geral de Receita ordena a preparação de declarações de imposto de renda dos contribuintes com base em registros contábeis utilizando o sistema de provisionamento com base nas Normas Internacionais de Informação Financeira.

As NIIF são obrigatórias para a preparação e apresentação de demonstrações financeiras e sua aplicação é exigida para empresas regulamentadas:

  • Pela Superintendência de Bancos.
  • Pela Comissão Nacional de Valores Mobiliários do Panamá.
  • Pela Superintendência de Seguros e Resseguros.

O Conselho Técnico de Contabilidade do Panamá adotou as NIIF para PMEs como um requisito na preparação de demonstrações financeiras de propósito geral, bem como em outras informações financeiras, para todas aquelas entidades que não estão listadas no mercado de ações ou que não têm responsabilidade pública, conforme definido na Norma Internacional de Informação Financeira para Entidades de Pequeno e Médio Porte.

Noticias Relacionadas

O regime tributário em Honduras
Impostos

O regime tributário em Honduras

O regime tributário em Honduras é regido por um sistema baseado no princípio da territorialidade da renda, tanto em pessoas físicas como jurídicas. Este regime

LEER NOTICIA »
Aplicação das NIIF no México
Niff Portugues

Aplicação das NIIF no México

A importância das NIIF no México A estrutura regulatória internacional tem desempenhado um papel importante na elaboração de relatórios financeiros no México. De fato, o

LEER NOTICIA »

Como podemos ajudá-lo?

    Para entrar em contato conosco, você deve preencher o seguinte formulário