Logo TPC Group
  • Español
  • Português
  • English

Plano Anual de Controle Tributário e Alfandegário 2021

O BOE (Boletín Oficial de España – Boletim Oficial da Espanha) publicou o Plano Anual de Controle Tributário e Aduaneiro 2021 em 1º de fevereiro de 2021, aprovando as diretrizes a serem seguidas pelos contribuintes em relação a estas questões.

Assim, este artigo descreve brevemente os principais aspectos das diretrizes gerais do plano de controle emitido pela Agência Estatal de Administração Tributária. 

Planejamento Tributário Potencialmente Agressivo

De acordo com as diretrizes estipuladas em 2021, o controle multilateral será significativamente aumentado na União Européia, informando sobre mecanismos de planejamento tributário potencialmente agressivos desde 2020 sob a Diretiva (UE) 2018/822. Assim, qualquer assessor fiscal que participe terá que informar o fato.

Este tipo de intercâmbio de informações se tornará efetivo em 2021, ajudando a trazer justiça à tributação na União Européia.

Preços de Transferência

Em 2021, o desenvolvimento do sistema de análise de risco concluirá com base em todas as informações que a Administração Fiscal possui nas transações com partes relacionadas em relação ao intercâmbio de informações sobre diversas rendas pelo projeto BEPS, acordos unilaterais e informações sob o Relatório País por País.

Da mesma forma, a Administração Tributária considerará as diretrizes indicadas pela OCDE em relação à COVID-19 e às implicações dos Preços de Transferência.

Imposto sobre Certos Serviços Digitais

Em 2021, este imposto relacionado à intermediação digital em diferentes setores entrou em vigor, prevendo-se ações de censo e verificação para este ano, o que garantirá um nível mais elevado de informação por parte do contribuinte.

Impostos Especiais

A Administração Tributária aumentará os controles fiscais para os seguintes impostos especiais de consumo em 2021:

  1. Imposto sobre hidrocarbonetos: O controle da aplicação de certas isenções será reforçado e o controle da rede de depósitos fiscais será reforçado.
  2. Imposto especial sobre determinados meios de transporte: O controle da correta declaração da base tributária e das isenções será realizado.
  3. Maior controle dos produtos sujeitos a impostos especiais para determinar se há vendas não declaradas.

Controle de Fraudes na Fase de Arrecadação e Alfândega

Com relação ao controle da fraude na fase de arrecadação, as ações relacionadas às solicitações de adiamento serão intensificadas quando estas não forem garantidas.

Com relação ao controle da fraude aduaneira, se verificará o uso correto dos benefícios fiscais na importação de mercadorias para combater a COVID-19.

Uso de tecnologias

Devido à situação de pandemia em 2020, a Lei Geral de Tributação modificou-se para comparecer telematicamente. Até 2021, prevê-se intensificar o uso da tecnologia para a verificação.

Noticias Relacionadas

Regimes fiscais no Peru

Os regimes fiscais são categorias pelas quais os contribuintes, sejam pessoas físicas ou jurídicas, que realizam atividades geradoras de renda de terceira categoria, devem ser incorporados para pagar seus impostos.

LEER NOTICIA »