Logo TPC Group
  • Español
  • Português

Isenção do Imposto de Renda Prevista no convênio BID-PERU

A SUNAT (Superintendencia Nacional de Aduanas y de Administración Tributaria — Superintendência Nacional de Alfândegas e Administração Tributária) emitiu uma opinião sobre a aplicação da isenção do imposto da renda referente ao convênio BID-PERU.

A SUNAT (Superintendencia Nacional de Aduanas y de Administración Tributaria — Superintendência Nacional de Alfândegas e Administração Tributária) emitiu uma opinião sobre a aplicação da isenção do imposto da renda referente ao convênio BID-PERU.

O que é o BID e qual é a sua relação com o Estado Peruano?

O BID (Banco Interamericano de Desarrollo — Banco Interamericano de Desenvolvimento) é um organismo internacional que fornece financiamento multilateral a projetos de desenvolvimento na América Latina para reduzir a pobreza e desigualdades sociais.

Além disso, este organismo assinou um Acordo de Sede com o Estado Peruano, o qual é um acordo internacional que foi ratificado.

O que é uma isenção do imposto da renda e por que se aplica ao pessoal do BID?

Entende-se por renda isenta aquelas rendas fiscais que não estão sujeitas a impostos. É a prática do organismo internacional celebrar acordos com os governos para estabelecer condições favoráveis para que as atividades do seu pessoal sejam realizadas de forma que facilite o cumprimento da sua missão em benefício dos próprios países membros.

Sob qual normativa estão regulados os privilégios e imunidades aplicáveis ao pessoal do BID que fornece serviços no país?

O artigo primeiro do convênio de Sede indica que o regime de privilégios e imunidades para o pessoal vinculado às operações do BID no Peru, será aquele estabelecido no Convênio Constitutivo e no Acordo de Sede.

Se aplica a isenção prevista no Inciso b. do Artigo Terceiro do Acordo de Sede às rendas que recebam as pessoas de nacionalidade peruana na sua condição de pessoal do BID e/ou técnicos pelos serviços fornecidos no país?

Por meio do Relatório n.º 77–2022-SUNAT, a Administração Tributária concluiu que a isenção se aplica às rendas que recebam as pessoas de nacionalidade peruana na sua condição de pessoal do BID e/ou técnicos pelos serviços prestados ao BID no país.

O que regula o Inciso b. do Artigo Terceiro do Acordo de Sede?

O inciso b. do artigo III do Acordo de Sede indica que o pessoal do BID e os técnicos contratados a que se refere o artigo II gozarão, no território do país, de isenção de todo imposto, ou seja, aplicar-se-á tal isenção aos membros do pessoal do BID e familiares dependentes, assim como aos técnicos que, sem pertencer do pessoal do BID, são contratados por este ou por outra entidade com recursos de uma operação realizada pelo BID.

Noticias Relacionadas