Logo TPC Group
  • Español
  • Português

Estratégias de mitigação de riscos para auditorias de Preços de Transferência

As auditorias aos Preços de Transferência consistem em verificar se a determinação do imposto sobre o rendimento está correcta e se não existe omissão das obrigações fiscais do contribuinte para com o Estado, relativamente às operações sujeitas ao âmbito de aplicação das regras dos preços de transferência.

Estratégias de mitigação de riscos para auditorias de Preços de Transferência

Introdução

As auditorias aos Preços de Transferência consistem em verificar se a determinação do imposto sobre o rendimento está correcta e se não existe omissão das obrigações fiscais do contribuinte para com o Estado, relativamente às operações sujeitas ao âmbito de aplicação das regras dos preços de transferência. Estas auditorias podem ter um impacto significativo nas operações das empresas multinacionais, pelo que uma preparação adequada e o conhecimento das melhores práticas podem minimizar os riscos associados e garantir o cumprimento da regulamentação.  

Importância da preparação

A preparação é fundamental para o sucesso de uma auditoria aos Preços de Transferência. Certifique-se de que toda a documentação está actualizada e em conformidade com os regulamentos locais e internacionais. A consistência e a exatidão da documentação são fundamentais para evitar discrepâncias e questionamentos por parte das autoridades fiscais.  

Passos para uma preparação eficaz

  1. Estabelecer políticas de Preços de Transferência: É aconselhável ter políticas em vigor para apoiar as transacções que são ou serão realizadas entre partes relacionadas ou que estão sujeitas ao âmbito das regras de TP.  
  2. Dossier de Defesa: Todas as entidades, em todas as jurisdições, devem começar a preparar um Dossier de Defesa, especialmente nos casos em que os resultados operacionais foram afectados por situações particulares.  
  3. Realização de análises preliminares: Antes do encerramento dos exercícios fiscais, recomenda-se a realização de análises com encerramentos de meses anteriores para monitorizar os resultados e tomar medidas preventivas.  
  4. Benchmarking do sector: É importante avaliar os resultados do sector para demonstrar que as empresas estão alinhadas com a situação atual do sector em que desenvolvem as suas actividades.  
  5. Documentação de apoio: Em todos os casos, recomenda-se que se disponha de toda a documentação de apoio (contratos, facturas, registos contabilísticos, etc.), a fim de se estar preparado para ser questionado pelas autoridades fiscais competentes.  
  6. Segmentação da informação financeira: Recomenda-se o controlo dos registos contabilísticos das operações com entidades relacionadas, para que, nos casos em que seja necessário, se possa efetuar uma análise individual das operações com base na segmentação da informação financeira.  

Colaboração com peritos

A colaboração com peritos em matéria de preços de transferência pode ser um complemento ideal para a redução dos riscos. Os consultores especializados podem prestar aconselhamento sobre as melhores práticas, ajudar a preparar a documentação adequada e prestar apoio durante as auditorias.  

Vantagens da colaboração com peritos

  • Experiência: Acesso a conhecimentos aprofundados e actualizados sobre a regulamentação em matéria de preços de transferência.  
  • Estratégias personalizadas: Desenvolvimento de estratégias de preços de transferência adaptadas às necessidades específicas da empresa.  
  • Apoio à Auditoria: Assistência direta durante as auditorias para tratar de questões e apresentar documentação de forma eficaz.  

Apelo à ação

A sua empresa está preparada para uma auditoria de Preços de Transferência? No TPC Group, temos os especialistas e as ferramentas para o ajudar a mitigar os riscos e garantir a conformidade regulamentar – contacte-nos hoje para uma consulta gratuita! .Estratégias de mitigação de riscos para auditorias de Preços de Transferência.

Fonte: OCDE 

Noticias Relacionadas