Logo TPC Group
  • Español
  • Português

Impacto da supervisão ativa da SUNAT sobre os Preços de Transferência

Impacto da supervisão ativa da SUNAT sobre os Preços de Transferência

A SUNAT intensificou os seus esforços de controlo dos preços de transferência, emitindo cartas indutivas aos contribuintes para que apresentem a Declaração Jurada Informativa Relatório Local (DJIRL) 2023. Dada esta postura mais pró-ativa da SUNAT, é essencial que as empresas estejam cientes das suas obrigações para evitar sanções e cumprir os regulamentos em vigor.  

Controlo dos Preços de Transferência: Uma Abordagem Rigorosa  

A SUNAT está a reforçar o controlo dos preços de transferência através da emissão de cartas indutivas aos contribuintes que apresentem inconsistências nas suas informações fiscais. Nestas comunicações, os contribuintes são convidados a apresentar o DJIRL para o ano fiscal de 2023. O prazo concedido é de apenas 10 dias úteis para regularizar essa entrega ou, na sua falta, para efetuar as quitações através do balcão virtual.  

Na resposta escrita a apresentar, devem ser incluídos os nomes do verificador e/ou supervisor do Departamento de Auditoria da Intendência correspondente, responsáveis pela realização desta ação de controlo.  

Diretrizes da OCDE e seu impacto no Peru  

Com a adoção das diretrizes da OCDE sobre preços de transferência e tributação internacional, as empresas no Peru devem estar preparadas para um controlo mais rigoroso e detalhado dos preços de transferência. Tal inclui a documentação e a justificação corretas das transacções entre empresas, garantindo que os preços acordados estão em conformidade com o valor de mercado.  

Consequências da não apresentação do Relatório Local  

A não apresentação da DJIRL dentro dos prazos estabelecidos é de 0,6% do Resultado Líquido da Empresa, de acordo com o artigo 176º nº 2 do Código Fiscal.  

As coimas são graduadas em 100% se forem sanadas voluntariamente antes da notificação da Administração Fiscal, de acordo com o Anexo ao Regime de Gradualidade em vigor. No entanto, o envio de cartas indutivas pode ser o início da abertura de uma auditoria e/ou de um processo de auditoria, pelo que é fundamental que os contribuintes façam uma gestão atempada desta obrigação.  

Apelo à Ação: Mantenha a sua empresa protegida e evite penalizações  

Se a sua empresa recebeu uma carta indutiva da SUNAT ou se precisa de aconselhamento sobre a preparação e o preenchimento do DJIRL 2023, o TPC Group está aqui para o ajudar. Contacte-nos para uma consulta personalizada e garanta que a sua empresa está em conformidade com os regulamentos de preços de transferência.  

Para mais informações sobre como o podemos ajudar a cumprir as suas obrigações fiscais, visite-nos aqui.  

Impacto da supervisão ativa da SUNAT sobre os Preços de Transferência

Noticias Relacionadas