Guatemala

Preços de Transferência em Guatemala

As Regras Especiais de Valorização entre Partes Relacionadas foram introduzidas na legislação fiscal da Guatemala para o ano de 2012, na Lei de Atualização Fiscal, através do Decreto 10-2012.

Posteriormente, em maio de 2013, foi publicado o Acordo Governamental Nº 213-2013 ou “Regulamento da Lei de Atualização Fiscal”, que dita as disposições sobre preços de transferência com respeito aos artigos 54 a 67 da Lei.

Entretanto, em dezembro de 2013, foi decidido suspender a aplicação de tais regras pelo Decreto nº 19-2013, e sua aplicação só será ativada em 2015.

Princípio da Plena Concorrência: Conceito


Também conhecido como o princípio “arm’s length”, baseia-se no fato de que os preços acordados em transações entre partes relacionadas estão de acordo com o que teria sido acordado por terceiros independentes, ou seja, estão ao valor de mercado.

A legislação de preços de transferência da Guatemala também incorporou este princípio no Artigo 54, Seção I, Capítulo VII, da Lei de Atualização Fiscal.

Este artigo conceitua este princípio indicando que ele é entendido como o preço que partes independentes teriam acordado em condições de livre concorrência para operações comparáveis.

Âmbito de aplicação dos preços de transferência na Guatemala


De acordo com o artigo 57 da Lei, o regime de preços de transferência na Guatemala será aplicável às transações realizadas entre um residente no país e uma entidade a ele relacionada no exterior, desde que essa operação tenha efeitos na determinação do imposto no período em que for realizada.

Definição de partes relacionadas na Guatemala


De acordo com o Artigo 56 da Lei, uma parte é considerada relacionada a um residente da Guatemala, quando qualquer uma das seguintes condições for satisfeita:

  1. Um deles, direta ou indiretamente, dirige, controla ou possui outro, em pelo menos 25% de seu capital.
  2. Quando ambas as partes relacionadas são dirigidas ou controladas por 5 ou menos pessoas em comum ou quando elas possuem em conjunto pelo menos 25% do capital da outra empresa.
  3. No caso de pessoas jurídicas pertencentes ao mesmo grupo empresarial. Da mesma forma, quando duas empresas fazem parte de um grupo empresarial, em relação a uma terceira, todas estas entidades fazem parte do grupo.
  4. Quando há um distribuidor ou agente exclusivo no exterior.
  5. Quando o distribuidor ou agente exclusivo é um residente na Guatemala, com respeito a uma entidade no exterior.
  6. A pessoa residente na Guatemala com respeito a seus estabelecimentos permanentes no exterior.
  7. O estabelecimento permanente na Guatemala, com respeito a sua empresa matriz no exterior.

Deve-se observar que o termo pessoa se refere tanto a pessoas jurídicas como a pessoas físicas e outras personalidades com ou sem personalidade jurídica.

Da mesma forma, com relação à proporção indicada nos parágrafos a e b, a norma estabelece que o vínculo também é configurado quando a proporção indicada corresponde ao cônjuge, ou pessoa unida por parentesco ou consanguinidade até o quarto grau, e segundo grau de afinidade.

Métodos de Preços de Transferência na Guatemala


A legislação de preços de transferência da Guatemala estabelece cinco métodos para analisar se os preços acordados entre as partes relacionadas obedecem ao princípio da livre concorrência.

De acordo com o artigo 59 da Lei, eles são os seguintes: Método de Preço Comparável Não-Controlado

  1. Método de Custo Adicional
  2. Método do Preço de Revenda
  3. Método de Participação nos Lucros
  4. Método da Margem de Transação Líquida

O contribuinte pode escolher o método mais apropriado de acordo com as características da operação, conforme indicado no Artigo 48 do Regulamento da Lei de Atualização Fiscal.

Análise de Comparabilidade na Guatemala


Nos termos do artigo 58(3) da Lei, de acordo com os artigos 42 a 45 do Regulamento, o seguinte deve ser levado em consideração ao analisar se uma ou mais operações com elementos comparáveis devem ser consideradas:

  • As características específicas da operação.
  • As funções assumidas, ativos e riscos utilizados na transação
  • Os termos contratuais.
  • As características do mercado afetadas.
  • As estratégias comerciais.

Declaração Juramentada e Documentação de Preços de Transferência


A lei guatemalteca de preços de transferência estabelece dois tipos de obrigações formais que devem ser observadas por aqueles contribuintes que realizam transações com partes relacionadas.

Declaração de Preços de Transferência (Anexo)


De acordo com o Artigo 64 do Regulamento da Lei, os contribuintes que indicarem em sua declaração juramentada anual de Imposto de Renda que realizaram transações com partes relacionadas devem anexar um Anexo com o conteúdo indicado pela Administração Tributária.

Para este fim, o SAT emite uma Instrução na qual indica o formulário a ser preenchido.

Estudo dos Preços de Transferência


O artigo 65 da Lei estabelece que o contribuinte sujeito às regras de preços de transferência deve ter as informações e a análise das operações com as partes relacionadas.

Por sua vez, o Artigo 65 do Regulamento da Lei prevê que estas informações devem ser contidas em um Estudo de Preços de Transferência.

Este estudo deve ser apresentado a pedido da Administração Fiscal no prazo de 20 dias a partir de seu recebimento.

Sanções de Preços de Transferência na Guatemala


O artigo 66 do Regulamento estabelece que o não cumprimento das obrigações formais relacionadas aos preços de transferência será sancionado, de acordo com as disposições do Código Tributário.

De acordo com o numeral 13 do artigo 94 do referido Código, a falta de apresentação dos relatórios estabelecidos perante a Administração Fiscal é sancionada com uma multa de 5.000,00 Quetzals, a primeira vez e 10.000,00 Quetzals a segunda vez.

Em caso de não cumprimento mais de duas vezes, a multa será de 10.000,00 quetzals mais 1% da renda bruta obtida durante o último mês em que a renda foi declarada.

Newsletter

    Inscreva-se em nossa Newsletter internacional

    Como podemos ajudá-lo?

      Para entrar em contato conosco, você deve preencher o seguinte formulário

      Escritórios na Guatemala
        7 avenida 12-23 Zona 9 edificio Etisa, 7o nivel oficina 7-A Torre Sur. Guatemala, Ciudad
      contacto@tpcgroup-int.com
       +502 2502 2222
      Guatemala