Auditoria Interna

O que é Auditoria Interna?


A auditoria interna oferece garantia independente de que os processos de gestão de risco, governança e controle interno de uma organização estão funcionando efetivamente. Este papel é único porque o auditor interno é um agente que monitora as ações de outros gerentes, que são funcionários da mesma organização.

O Instituto de Auditores Internos (The Institute of Internal Auditors – IIA) desenvolveu a seguinte definição de auditoria interna globalmente aceita:

  • A auditoria interna é uma atividade independente e objetiva de garantia e consultoria projetada para agregar valor e melhorar as operações de uma organização.
  • Ajuda uma organização a atingir seus objetivos, fornecendo uma abordagem sistemática e disciplinada para avaliar e melhorar a eficácia dos processos de gestão de risco, controle e governança.

Objetivos da Auditoria Interna


O objetivo da auditoria interna é apoiar os membros da organização no desempenho de suas atividades, gerando benefícios que permitam determinar se os sistemas e procedimentos estabelecidos são eficazes e fazer recomendações para a melhoria das políticas, procedimentos, sistemas, normas, filosofia, entre outros.

O trabalho de auditoria inclui:

  • Elaborar de forma confiável e integrada relatórios para uso interno e externo
  • Assegurar o cumprimento de políticas, planos, procedimentos, regras e regulamentos dentro da organização.
  • Utilização econômica e eficiente dos recursos.
  • Acompanhamento e controle da gestão administrativa da empresa.
  • Aumentar as possibilidades de alcançar os objetivos da empresa.
  • Garantir a veracidade dos dados financeiros fornecidos pela entidade.
  • Identificar quaisquer erros, assim como possíveis vigarices e fraudes.
  • Proteger e assegurar os bens.

A auditoria interna serve como uma ajuda de controle quando a empresa se expande, quanto maior o crescimento, maior a complexidade, exigindo maiores controles e monitoramento em todos os aspectos.

Independência e objetividade da Auditoria Interna


Independência e objetividade são dois componentes fundamentais de uma atividade de auditoria interna eficaz. Neste sentido, a atividade de auditoria interna deve ser objetiva e independente, de verificação e consulta, projetada especificamente para melhorar os resultados positivos de uma determinada gestão.

A independência é estabelecida pela estrutura organizacional e pelas linhas de relatório. A objetividade é alcançada através de uma atitude mental apropriada. A objetividade, habilidade e conhecimento dos auditores internos competentes podem agregar valor significativamente aos processos de controle interno, gerenciamento de risco e governança da organização. Da mesma forma, eles podem oferecer garantias a outras partes interessadas, tais como órgãos reguladores, funcionários, provedores financeiros e acionistas.

Passos para a realização de Auditorias Internas


Ao realizar uma auditoria interna, devem ser estabelecidos sistemas de avaliação para a melhoria contínua das operações em qualquer organização. É importante realizar uma análise geral da organização a ser auditada. Dessa forma, a equipe de auditoria pode ter uma melhor compreensão de como os processos funcionam e quais são os objetivos da entidade.

São eles:

  1. Elaboração d e Programas de Auditoria
  2. Plano de Auditoria
  3. Revisão da documentação e desenvolvimento de listas de verificação
  4. Execução da Auditoria
  5. Apresentação do Relatório de Auditoria
  6. Monitoramento de ações de melhoria

Desta forma, a auditoria interna verifica continuamente a eficácia dos controles estabelecidos por uma organização, sistematizando seu próprio modelo de gestão através da coleta de informações que lhe permite estudar e melhorar a gestão, o controle e os planos de risco.

A atividade de auditoria interna avalia a exposição ao risco da governança, operações e sistemas de informação da organização. Também avaliam outros aspectos, tais como ética e valores dentro da organização, gestão de desempenho, comunicação de informações sobre riscos e controles dentro da organização, a fim de facilitar um bom processo de governança.

Qual é a diferença entre uma auditoria interna e uma auditoria externa?


A principal diferença é que:

  • A Auditoria Interna faz parte da organização e realiza um diagnóstico, destinado à empresa; e seus procedimentos são baseados na avaliação permanente dos sistemas de informação das unidades econômicas e no controle interno das transações e operações, cujo objetivo é emitir relatórios, com o objetivo de fazer sugestões de melhoria. O escopo do trabalho dos auditores internos é abrangente.
  • No caso da Auditoria Externa são independentes da organização, fornece uma opinião independente das demonstrações financeiras anuais da organização, sobre a razoabilidade, integridade e autenticidade de tais demonstrações financeiras, geralmente destinadas a terceiros, fora da empresa. Uma auditoria externa é realizada quando se pretende publicar as demonstrações financeiras examinadas, acompanhada da declaração do auditor independente, a fim de fornecer garantia pública da autenticidade das declarações para permitir que os usuários de tais informações tomem decisões.
Recomendamos nossa empresa parceira VAG Latam se você tiver alguma dúvida sobre

Auditoria Interna

Newsletter

    Inscreva-se em nossa Newsletter internacional

    Como podemos ajudá-lo?

      Para entrar em contato conosco, você deve preencher o seguinte formulário