• Español
  • English
  • Português

Auditoria Interna

O que é uma Auditoria Interna?

A auditoria interna oferece garantia independente de que os processos de gestão de risco, governança e controle interno de uma organização estejam funcionando efetivamente. O auditor interno desempenha um papel especial como agente de monitoramento que supervisiona as ações de outros gerentes, que são funcionários da mesma organização.

O Institute of Internal Auditors ou Instituto de Auditores Internos (IIA) desenvolveu a seguinte definição globalmente aceita de Auditoria Interna:

  • A auditoria interna é uma atividade independente e objetiva de garantia e consultoria destinada a agregar valor e melhorar as transações de uma organização.
  • Ajuda uma organização a atingir seus objetivos, fornecendo uma abordagem sistemática e disciplinada para avaliar e melhorar a eficácia dos processos de gestão de risco, controle e governança.

Objetivo da Auditoria Interna

O objetivo da auditoria interna é apoiar os membros da organização no desempenho de suas atividades, gerando benefícios para determinar se os sistemas e procedimentos estabelecidos são eficazes e fazer recomendações para a melhoria das políticas, procedimentos, sistemas, padrões, filosofia, entre outros.

O trabalho de auditoria inclui:

  • Preparar relatórios confiáveis e íntegros para uso interno e externo.
  • Assegurar o cumprimento de políticas, planos, procedimentos, regras e regulamentos dentro da organização.
  • Utilização econômica e eficiente dos recursos.
  • Dar seguimento e controle da gestão administrativa da empresa.
  • Aumentar as possibilidades de atingir as metas da empresa.
  • Garantir a veracidade dos dados financeiros fornecidos pela entidade.
  • Identificar qualquer tipo de erro, assim como possíveis trapaças e fraudes.
  • Proteger e garantir os bens.
A Auditoria Interna serve como uma ferramenta para ajudar a controlar quando o negócio se expande. Quanto maior seja o crescimento, maior é a complexidade, exigindo maiores controles e monitoramento em todos os aspectos.

Independência e objetividade da Auditoria Interna

A independência e objetividade são dois componentes fundamentais da atividade de auditoria interna eficaz, portanto a atividade de Auditoria Interna deve ser objetiva e independente de verificação e consulta, especificamente projetada para aumentar os resultados positivos de determinada gestão.
A independência é estabelecida pela estrutura organizacional e pelas linhas de relatório. A objetividade é alcançada por uma atitude mental apropriada.
A objetividade, habilidade e conhecimento dos auditores internos competentes podem agregar valor significativo aos processos de controle interno, gerenciamento de riscos e de governança da organização. Da mesma forma, eles podem assegurar outras partes interessadas, tais como reguladores, funcionários, provedores financeiros e acionistas.

Passos para a realização de Auditorias Internas

Quando se realiza uma auditoria interna, os sistemas de avaliação devem ser estabelecidos para a melhoria contínua das transações em qualquer organização. É importante realizar uma análise geral da organização a ser auditada. Assim, a equipe de auditoria pode ter uma melhor compreensão dos processos de trabalho e de quais são os objetivos da entidade.

Estes são:

  1. Elaboração de Programas de Auditoria
  2. Plano de Auditoria
  3. Revisão da documentação e preparação de listas de verificação
  4. Realização de Auditoria
  5. Apresentação de Relatórios de Auditoria
  6. Seguimento de ações de melhoria
Assim, a Auditoria Interna verifica continuamente a eficácia dos controles estabelecidos por uma organização, sistematizando seu modelo de gestão através da coleta de informações que lhe permite estudar e melhorar a gestão, o controle e os planos de risco.
A atividade de auditoria interna avalia a exposição ao risco da governança, das transações e dos sistemas de informação da organização. Estes também avaliam outros aspectos, tais como ética e valores dentro da organização, gestão de desempenho, comunicação de informações sobre riscos e controles dentro da organização para facilitar um bom processo de governança.

Como uma Auditoria Interna difere de uma Auditoria Externa?

A principal diferença é:

  • A Auditoria Interna faz parte da organização e realiza um diagnóstico destinado à empresa, baseando seus procedimentos na avaliação permanente dos sistemas de informação das unidades econômicas e no controle interno das transações e operações, cuja finalidade é a emissão de relatórios, com o objetivo de fazer sugestões para o aperfeiçoamento dela. O escopo do trabalho dos auditores internos é abrangente.
  • Se a Auditoria Externa for independente da organização, forneça uma opinião independente das demonstrações financeiras anuais desta última sobre a razoabilidade, confiabilidade e autenticidade de tais demonstrações financeiras, geralmente destinadas a terceiros, fora da empresa. A auditoria externa é realizada quando se pretende publicar as demonstrações financeiras examinadas, acompanhada pela declaração do auditor independente para assegurar ao público a autenticidade destas que permite aos usuários de tais informações tomarem decisões.

Recomendamos a nossa empresa parceira VAG Global se você tiver alguma dúvida sobre

AUDITORIA INTERNA

Como podemos ajudá-lo?

    Para entrar em contato conosco, você deve preencher o seguinte formulário