EFICIÊNCIA OPERACIONAL

Definição


A eficiência operacional consiste em identificar os recursos disponíveis no processo de produção da empresa e melhorá-los a fim de aumentar a cadeia de produção sem recorrer a custos mais altos.

Como alcançar a melhoria dos recursos e a redução de custos


Um dos principais problemas que as empresas têm são os altos custos de produção e as despesas administrativas. Estes altos custos são gerados principalmente por não conseguir identificar os recursos que poderiam melhorar a cadeia produtiva ou por não ter procedimentos ou controles para obter melhores preços para serviços terceirizados sem descuidar do valor dos serviços adquiridos.

Muitas vezes as empresas pedem consultorias caras que não são utilizadas em tempo hábil porque não possuem os recursos necessários em seus processos produtivos ou porque os profissionais não têm a capacidade de realizar essas melhorias.

Então, como as empresas podem identificar os processos ou controles que não são eficientes na cadeia produtiva?

  • Primeiro é identificar a concorrência e perguntar o que os torna tão bem-sucedidos.
  • Identificar dentro da organização pessoal qualificado com experiência em eficiência operacional e que tenha a atitude e empatia para ajudar outros funcionários a alcançar os objetivos. Caso não tenha tal profissional, você deve procurar um consultor com experiência comprovada.
  • Conhecer em detalhes o ciclo produtivo ou operacional da Empresa, desde a solicitação de uma necessidade até a recepção do bem ou serviço.
  • Da mesma forma, conhecer a administração com seus clientes e verificar se a cadeia de cobrança é adequada em relação aos pagamentos programados são seus fornecedores.
  • Determinar estratégias a fim de identificar oportunidades de melhoria para uma melhor tomada de decisão. Uma dessas estratégias é a Tecnologia que permite reduzir custos, tempo e ter os mesmos ou melhores resultados.

Com estas considerações e outras que resultam da obtenção de conhecimento dos processos e controles, o profissional poderá, com o apoio da Gerência, identificar aqueles processos ou controles que não geram valor dentro da Organização e finalmente deixar documentados através de memorandos e/ou fluxogramas os novos processos.

É suficiente identificar e melhorar os recursos que permitem aumentar a cadeia produtiva?


Atualmente, as empresas devem ter uma boa gestão do talento humano, pois serão elas as encarregadas de executar os processos e/ou controles. A eficiência produtiva dos trabalhadores será essencial e de valor para atingir os desempenhos esperados pela empresa. É por isso que deve haver políticas relacionadas a treinamento, treinamento de pessoal, recrutamento, promoção interna, entre outras.

Em Vargas Alencastre, García e Associados temos profissionais altamente treinados para ajudar as empresas a melhorar o desempenho de seus processos operacionais.

Recomendamos nossa empresa parceira VAG Latam se você tiver alguma dúvida sobre

EFICIÊNCIA OPERACIONAL

Newsletter

    Inscreva-se em nossa Newsletter internacional

    Como podemos ajudá-lo?

      Para entrar em contato conosco, você deve preencher o seguinte formulário