O objetivo da Auditoria Forense Financeira – Contábil é a prevenção e detecção de atos ilícitos, tais como fraude, lavagem de dinheiro, entre outros.
Devido à falta de uma boa segregação de funções em certas organizações, há um alto risco de má administração financeira. Sendo o motivo acima mencionado que uma Auditoria Forense Financeira – Contábil permite às empresas prevenir situações fraudulentas ou identificar eventos relacionados a desvios de dinheiro, lavagem de ativos, suborno, entre outros.
Entre as técnicas mais comumente utilizadas estão as entrevistas com pessoal-chave, revisão de demonstrações financeiras, observação de documentos de suporte, inspeções físicas de bens, entre outras.
O principal uso dos relatórios de Auditoria Forense Financeira – Contábil é iniciar procedimentos legais contra os acusados que executaram atos maliciosos em detrimento da Empresa. É muito importante mencionar que os auditores especializados têm a faculdade de emitir tais relatórios forenses de Auditoria Financeira – Contábil.