Os regulamentos mencionados acima indicam os requisitos que, concomitantemente ou simultaneamente, deve ser verificado o conceito de assistência técnica a que se refere a Lei do Imposto de Renda, seja configurado. Estes requisitos são os seguintes:
- Ser um serviço independente: O que implica em uma exigência de “fazer” utilizando uma empresa ou uma pessoa jurídica diferente do que o usuário executa ou fornece a este último um serviço ou ação específica.
- Uma entidade local ou estrangeira pode fornecê-lo: Não faz diferença se o serviço é fornecido dentro o fora do país.
- O fornecedor se compromete a usar suas habilidades: O fornecedor se compromete a aplicar certos procedimentos, artes ou técnicas que implicam que suas habilidades estão à disposição, seja pelo conhecimento de uma ordem profissional, baseada no desenvolvimento de uma profissão, ou adquirida pela repetição constante de atos que lhe permitem atuar com uma especialização única no assunto.
- O fornecedor deve fornecer conhecimento especializado: Duas considerações decorrem desta exigência:
- O fornecedor de serviços “fornece” conhecimentos especializados, o que implica, de boa-fé, que o fornecedor de serviços “transmite” e/ou “transfere” tais conhecimentos para o usuário. Tal transmissão de conhecimento é materializada através de recomendações, sugestões e/ou instruções.
Assim, o conceito de assistência técnica envolve não apenas fazer, mas também deve fornecer um valor agregado para o usuário, na medida em que este último tire proveito direto das habilidades do fornecedor. - O conhecimento especializado fornecido pode corresponder ao conhecimento tecnológico ou conhecimento de natureza diferente.
- O conhecimento é “não patenteável”: Isto difere dos serviços de royalties, onde o objeto do contrato de serviço é a cessão de conhecimentos patenteados ou patenteáveis.
- A assistência técnica é necessária para o desenvolvimento da atividade do contribuinte: Esta exigência se verifica a partir da análise de outros elementos conjuntivos:
- O fato de ser necessário implica que é necessário para o desenvolvimento normal de alguma atividade. Se o serviço for dispensável, não haveria assistência técnica.
- A atividade na qual o serviço de assistência técnica está incluído, é a mesma da linha de negócios do usuário do serviço, de uma entidade não afetada, de finalidade social, ou do cumprimento de suas funções no caso do Setor Público Nacional. Assim, a assistência técnica interpreta-se como equivalente a uma entrada no processo ou atividade desenvolvida pelo usuário.