Logo TPC Group
  • Español
  • Português
  • English

Quando é utilizada a caixa de correio eletrônico do SUNAFIL?

A Superintendencia Nacional de Fiscalización Laboral «SUNAFIL» (Superintendência Nacional de Fiscalização do Trabalho) criou um Sistema Informático de Notificação Eletrônica, que permite a esta entidade proceder com a notificação de atos administrativas e atuações emitidas no âmbito dos procedimentos administrativos em andamento.

Deve-se notar que não é necessário que uma empresa se registre neste sistema de notificação eletrônica, já que a SUNAFIL designou a cada empregador sua própria caixa de correio eletrônico. Vamos ver que aspectos devemos levar em conta sobre este sistema:

Estrutura legal

Em 14 de janeiro de 2020, foi publicado o Decreto Supremo No. 003-2020-TR, aprovando o uso obrigatório da caixa de correio eletrônico para fins de notificação dos procedimentos administrativas e atuações do SUNAFIL.

O que é a caixa de correio eletrônico do SUNAFIL?

É a caixa de correio eletrônico atribuída ao usuário, criada no Sistema Informático do SUNAFIL, cujo objetivo é o trâmite seguro e confiável das notificações no âmbito dos procedimentos administrativos e atuações do SUNAFIL. A caixa de correio eletrônico é um endereço digital obrigatório.

usuário é a pessoa que participa das ações e/ou procedimentos administrativos de competência do SUNAFIL.

Comunicação de Notificações

O SUNAFIL notifica ao usuário cada vez que um documento é notificado à caixa de correio eletrônica através dos alertas do Sistema Informático de Notificação Eletrônica, no e-mail do usuário e/ou por meio do serviço de correio.

Quais documentos estão sujeitos a notificação através da caixa de correio eletrônico?

Estão sujeitos a notificação: as medidas de inspeção, o relatório de inspeção, as resoluções emitidas no âmbito do procedimento administrativo sancionatório ou no âmbito do procedimento de execução coactivo, entre outros que são necessários para o trâmite do procedimento e/ou atuação da Autoridade de Inspeção do Trabalho.

Quais são as obrigações do administrado?

É importante considerar as obrigações que temos como administrados, em relação à caixa de correio eletrônico, que são:

  • Revisar periodicamente a caixa de correio eletrônico assignada com o objetivo de tomar conhecimento dos documentos e/ou atos administrativos que se notifiquem.
  • Manter o correio eletrônico e/ou serviço de mensagens operativo, a fim de receber os alertas do Sistema Informático de Notificação Eletrônica.
  • Manter a confidencialidade e adotar as medidas de segurança no uso do nome de usuário e senha para a caixa de correio eletrônico que lhe seja assignada.

O que deve conter a notificação por caixa de correio eletrônico?

A notificação via caixa de correio eletrônico deve conter o seguinte:

  • O texto completo do ato ou atuação administrativa, incluindo sua motivação e anexos, se é aplicável.
  • A identificação do procedimento em que foi emitido, se for o caso.
  • O órgão do SUNAFIL do qual se origina o ato ou atuação administrativa e seu endereço.
  • A data de vigência da atuação ou do ato administrativo notificado e a menção se este esgota os canais administrativos, se for o caso.
  • A expressão dos recursos aplicáveis, o órgão ante o qual os recursos devem se apresentar e o prazo para a apresentação dos mesmos.

Quando entra em vigor a notificação via caixa de correio eletrônico do SUNAFIL?

Entende-se que a notificação foi validamente realizada com o depósito do documento na caixa de correio eletrônico assignada ao administrado, e torna-se efetiva no dia em que é registrada como recebida na caixa de correio eletrônico ou, se não for em um dia útil, a partir do primeiro dia útil após seu recebimento.

Neste sentido, a caixa de correio eletrônico é de uso obrigatório para todos os administrados, portanto, deve ser continuamente revisada para possíveis notificações de atos administrativos pelo SUNAFIL, embora também sejam comunicados por e-mail.

O acesso à caixa de correio eletrônico é feito utilizando os dados da CLAVE SOL, por este meio: https://www.gob.pe/10006-acceder-a-la-casilla-electronica-de-sunafil . Então, quando se utiliza a caixa de correio eletrônico SUNAFIL? Sempre, enfatizando quando a entidade notifica atos ou atuações administrativas. Da mesma forma, porque os guias de trabalho e orientação são acessíveis aos administrados nesta plataforma, entre outras informações.

Noticias Relacionadas

Considerações sobre o uso de comparáveis internos ou externos

Os Preços de Transferência tornaram-se um elemento-chave na gestão financeira de empresas que operam mundialmente. A necessidade de garantir que as transações entre partes relacionadas sejam feitas ao valor do mercado, exige uma análise de comparabilidade ideal, que aborde as comparações internas e externas.

LEER NOTICIA »