NIA 570 Negócios em andamento

NIA 570 Negócios em andamento

Comparte esta noticia

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Definição

A preocupação é quando uma entidade continuará em atividade num futuro próximo. As demonstrações financeiras de propósito geral são preparadas sob a premissa de negócio em andamento, a menos que a administração pretenda liquidar a entidade ou cessar as operações, ou não haja alternativa realista.

Objetivo em uma auditoria financeira

Em uma auditoria financeira, o objetivo e a responsabilidade do auditor é obter evidências de auditoria suficientes para avaliar se a administração foi capaz de manter o pressuposto de continuidade na preparação e apresentação justa das demonstrações financeiras. Da mesma forma, durante a auditoria financeira, o auditor é responsável por informar a gerência se houver alguma incerteza material quanto à capacidade da entidade de continuar como um negócio em andamento.

Considerações na avaliação da hipótese do negócio em andamento

A NIA 570 nos fornece, como auditores ou consultores empresariais, orientações de aplicação para a avaliação da empresa em funcionamento, sendo nossos objetivos principais obter provas de auditoria suficientes para a avaliação da empresa em funcionamento:

  1. para obter provas de auditoria suficientes da administração para avaliar se as demonstrações financeiras de propósito geral foram preparadas sob a premissa de continuidade,
  2. determinar se existe uma incerteza material relacionada a eventos ou condições que lançam dúvidas sobre o pressuposto de continuidade; e
  3. determinar as implicações para o relatório do auditor.

A fim de obter uma avaliação da capacidade da empresa de continuar como uma empresa em funcionamento, os juízos de valor terão que ser feitos considerando os seguintes fatores:

  • O grau de incerteza associado com o desempenho da empresa.
  • A complexidade da empresa relacionada à natureza e condições de suas atividades, bem como os impactos de fatores externos.
  • Qualquer julgamento sobre o futuro próximo será baseado nas informações mais recentes.

Como mencionado nos fatores a serem considerados na avaliação da capacidade da empresa de continuar em atividade, os acionistas e a administração precisarão prestar atenção ao grau de dificuldade ou riscos relacionados ao negócio, tais como risco de carteira, capacidade de fornecimento e pagamento e risco de endividamento e saída de pessoal qualificado. A este fator, acrescente-se a capacidade de lidar com novas leis ou medidas que possam ser tomadas pelo Governo relacionadas com as atividades da Empresa.

Se, durante a avaliação da continuidade da empresa, houver eventos ou condições que possam causar dúvidas, estas devem ser divulgadas, com base nas evidências de auditoria obtidas, nas demonstrações financeiras, a fim de chamar a atenção dos usuários das demonstrações financeiras para a possibilidade de que a empresa não possa continuar com suas atividades.

Incerteza Material e Avaliação do Auditor

Hoje algumas empresas na Guatemala correm o risco de continuar suas atividades devido ao fato de o Estado ter declarado uma emergência nacional no país e motivado o isolamento social (quarentena) por causa da pandemia COVID-19. Durante este período, as empresas tiveram que cumprir e suspender suas atividades ou operar de forma limitada através do teletrabalho.

Os acionistas e administradores de empresas têm um grande desafio para reiniciar e desenvolver suas atividades, avaliando alternativas para o empreendedorismo a fim de gerar benefícios econômicos para as empresas e seus trabalhadores, cumprindo ao mesmo tempo os protocolos de saúde e segurança.

Este evento tem um impacto significativo nas demonstrações financeiras das empresas, por este motivo, nós, como auditores, devemos avaliar se as informações divulgadas nas demonstrações financeiras estão de acordo com o NIC 1 “Apresentação de Demonstrações Financeiras”, para que possamos ter julgamento profissional e determinar se existem incertezas materiais que possam afetar a capacidade das empresas de continuar como um negócio em andamento.

Noticias Relacionadas

NIIF 16 do ponto de vista do locatário
Niff Portugues

NIIF 16 do ponto de vista do locatário

As NIIF (Normas Internacionais de Informação Financeira) 16 estabelece as diretrizes a serem seguidas para o reconhecimento, mensuração, apresentação e declaração dos arrendamentos, tanto como

LEER NOTICIA »

Como podemos ajudá-lo?

    Para entrar em contato conosco, você deve preencher o seguinte formulário