Logo TPC Group
  • Español
  • Português
  • English

NIA 570 Negócios em andamento

Definição

A preocupação é quando uma entidade continuará em atividade num futuro próximo. As demonstrações financeiras de propósito geral são preparadas sob a premissa de negócio em andamento, a menos que a administração pretenda liquidar a entidade ou cessar as operações, ou não haja alternativa realista.

Objetivo em uma auditoria financeira

Em uma auditoria financeira, o objetivo e a responsabilidade do auditor é obter evidências de auditoria suficientes para avaliar se a administração foi capaz de manter o pressuposto de continuidade na preparação e apresentação justa das demonstrações financeiras. Da mesma forma, durante a auditoria financeira, o auditor é responsável por informar a gerência se houver alguma incerteza material quanto à capacidade da entidade de continuar como um negócio em andamento.

Considerações na avaliação da hipótese do negócio em andamento

A NIA 570 nos fornece, como auditores ou consultores empresariais, orientações de aplicação para a avaliação da empresa em funcionamento, sendo nossos objetivos principais obter provas de auditoria suficientes para a avaliação da empresa em funcionamento:

  1. para obter provas de auditoria suficientes da administração para avaliar se as demonstrações financeiras de propósito geral foram preparadas sob a premissa de continuidade,
  2. determinar se existe uma incerteza material relacionada a eventos ou condições que lançam dúvidas sobre o pressuposto de continuidade; e
  3. determinar as implicações para o relatório do auditor.

A fim de obter uma avaliação da capacidade da empresa de continuar como uma empresa em funcionamento, os juízos de valor terão que ser feitos considerando os seguintes fatores:

  • O grau de incerteza associado com o desempenho da empresa.
  • A complexidade da empresa relacionada à natureza e condições de suas atividades, bem como os impactos de fatores externos.
  • Qualquer julgamento sobre o futuro próximo será baseado nas informações mais recentes.

Como mencionado nos fatores a serem considerados na avaliação da capacidade da empresa de continuar em atividade, os acionistas e a administração precisarão prestar atenção ao grau de dificuldade ou riscos relacionados ao negócio, tais como risco de carteira, capacidade de fornecimento e pagamento e risco de endividamento e saída de pessoal qualificado. A este fator, acrescente-se a capacidade de lidar com novas leis ou medidas que possam ser tomadas pelo Governo relacionadas com as atividades da Empresa.

Se, durante a avaliação da continuidade da empresa, houver eventos ou condições que possam causar dúvidas, estas devem ser divulgadas, com base nas evidências de auditoria obtidas, nas demonstrações financeiras, a fim de chamar a atenção dos usuários das demonstrações financeiras para a possibilidade de que a empresa não possa continuar com suas atividades.

Incerteza Material e Avaliação do Auditor

Hoje algumas empresas na Guatemala correm o risco de continuar suas atividades devido ao fato de o Estado ter declarado uma emergência nacional no país e motivado o isolamento social (quarentena) por causa da pandemia COVID-19. Durante este período, as empresas tiveram que cumprir e suspender suas atividades ou operar de forma limitada através do teletrabalho.

Os acionistas e administradores de empresas têm um grande desafio para reiniciar e desenvolver suas atividades, avaliando alternativas para o empreendedorismo a fim de gerar benefícios econômicos para as empresas e seus trabalhadores, cumprindo ao mesmo tempo os protocolos de saúde e segurança.

Este evento tem um impacto significativo nas demonstrações financeiras das empresas, por este motivo, nós, como auditores, devemos avaliar se as informações divulgadas nas demonstrações financeiras estão de acordo com o NIC 1 “Apresentação de Demonstrações Financeiras”, para que possamos ter julgamento profissional e determinar se existem incertezas materiais que possam afetar a capacidade das empresas de continuar como um negócio em andamento.

Noticias Relacionadas

NIA 570 Negócio em Progresso

Definição do Negócio em Progresso O Negócio em Progresso surge quando uma entidade continuará seus negócios num futuro previsível. As demonstrações financeiras para fins gerais são preparadas sob a premissa

LEER NOTICIA »