Logo TPC Group
  • Español
  • Português
  • English

Reforma Tributária na República Dominicana

Todos os sistemas tributários passaram por um conjunto de reformas nesta área ao longo do tempo para cumprir certos objetivos, tais como fortalecer a capacidade econômica de um Estado e contribuir para um maior gasto público.

O que é uma Reforma Tributária?

“Reforma” pode se entender como modificar ou refazer algo, quando se menciona a reforma tributária. Portanto, trata-se de uma mudança na legislação tributária de um país.

Reforma Tributária na República Dominicana

Durante quase 10 anos, a República Dominicana realizou várias reformas fiscais que implicaram a incorporação de novos impostos ou certos aumentos nas taxas impositivas.

A reforma promovida em 1992 trouxe a eliminação de exonerações e incentivos, modernizando de alguma forma o sistema tributário até aquele momento.

Em 2005, com a promulgação da Lei 557-05, foi feita uma tentativa de fortalecer e aumentar a cobrança através da receita interna.

Em 2007, concedeu-se uma anistia fiscal pela Lei 183-07 para os contribuintes cujos débitos fossem anteriores ao ano fiscal de 2006.

Enquanto em 2011, publicou-se a Lei 139-11, que estabelece um imposto com um regime simplificado para o pagamento do imposto de renda aos cassinos para financiar o maior gasto na educação.

Lei 253-12

Da mesma forma, aprovou-se a Lei 253-12 em 2012, que visava aumentar a pressão tributária e arrecadar um montante maior de receita.

Reforma Tributária na Pandemia

Atualmente, os gastos públicos aumentaram como resultado das medidas de emergência sanitária com as quais o atual governo teve que responder devido à pandemia COVID-19. Isto, juntamente com a baixa pressão tributária, ou seja, a relação da receita dos impostos e do Produto Interno Bruto (PIB), representando aproximadamente 14% na República Dominicana de acordo com a DII (Dirección de Impuestos Internos – Receita Federal), e a queda na receita corrente de RD$48.716,2 milhões nos primeiros nove meses de 2020, levou a uma nova Reforma Tributária para 2021.

Reforma Tributária 2021

Em outubro de 2020, propôs-se, dentro do projeto do Orçamento Geral do Estado para 2021, a incorporação de medidas fiscais como um imposto sobre lucros inesperados corporativos de 8%, novos gravames sobre o Gás Liquefeito de Petróleo (GLP), alargamento da base tributária e aumento das taxas para os bancos comerciais, o gravame com 3% sobre a compra de dólares, tributação dos serviços digitais e uma maior tributação das pessoas físicas.

Entretanto, embora o governo tivesse que se afastar dessas possíveis medidas, não sendo incorporado ao orçamento, devido à situação crítica da economia da República Dominicana, é iminente uma revisão da estrutura tributária imposta até o momento, atualizando o esquema tributário. 

Noticias Relacionadas

Regimes fiscais no Peru

Os regimes fiscais são categorias pelas quais os contribuintes, sejam pessoas físicas ou jurídicas, que realizam atividades geradoras de renda de terceira categoria, devem ser incorporados para pagar seus impostos.

LEER NOTICIA »