O Salário de Base na Costa Rica: Fixação de Multas e Sanções

O Salário de Base na Costa Rica: Fixação de Multas e Sanções

Comparte esta noticia

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

Em dezembro de 2019, o Conselho Superior da Magistratura, através da Sessão No. 109-19, estabeleceu o salário base para 2020 na Costa Rica em ¢450,200 (quatrocentos e cinquenta mil e duzentos cólons exatamente).

Isto teria aumentado cerca de 1% em relação a 2019, que foi fixado em ¢460.200 (quatrocentos e sessenta mil e duzentos cólons).

Isto corresponde ao salário base mensal do “Escrivão 1” do Conselho Superior da Magistratura, de acordo com a Lei 7337 de 5 de maio de 1993.

Diferença entre o salário mínimo e o salário básico

Note-se que difere do salário mínimo mensal, uma vez que este último é fixado pelo Ministério do Trabalho, de acordo com uma determinada profissão ou comércio e dependendo do sector económico.

Importância do Salário Base

O salário mensal de base é de importância vital, pois é um parâmetro para a fixação de multas, sansões e impostos.

O Código Penal da Costa Rica estabelece crimes que têm como referência o salário base como sanção, tais como roubo agravado, roubo simples, fraude e não cumprimento de obrigações alimentares.

É também utilizada para fixar multas relacionadas com o Código do Trabalho quando os empregadores não cumprem as Convenções da Organização Internacional do Trabalho (OIT).

É também utilizada como parâmetro na Lei de Pensão de Alimentos, em termos de fixação quando o trabalhador não é trabalhador, a pensão será atualizada de acordo com a variação do salário de base.

Finalmente, é também utilizada na regulamentação fiscal da Costa Rica, como na Lei de Tributação de Pessoas Jurídicas, quando estabelece no seu artigo 3 uma taxa anual para as sociedades comerciais e sucursais de empresas estrangeiras, que ascende a 15% do salário base mensal.

Do mesmo modo, é feita referência a isto na Lei do Imposto sobre Imóveis quando são indicadas as exceções a este imposto, indicando que os imóveis que constituem a única propriedade de pessoas singulares e cujo valor é um máximo de 45 salários base não estarão sujeitos a este imposto.

Quanto à imposição de multas fiscais, o salário base determina os seus limites máximos, como no caso das multas sobre preços de transferência, que embora se baseiem numa percentagem do rendimento líquido não podem ser inferiores a três salários base, nem superiores a 100 salários base.

Noticias Relacionadas

A importância das NIIF na Nicarágua?
Niff Portugues

A importância das NIIF na Nicarágua?

O conceito de globalização trouxe consigo a necessidade de harmonização mundial dos critérios contábeis, surgindo como uma ferramenta eficaz o esquema internacional chamado Normas Internacionais

LEER NOTICIA »

Como podemos ajudá-lo?

    Para entrar em contato conosco, você deve preencher o seguinte formulário