• Español
  • English
  • Português
O que são o PDT 621 e o Declara Fácil 621?

O que são o PDT 621 e o Declara Fácil 621?

Share

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter

De acordo com o Artigo 29 do T.U.O. (Textos Únicos Ordenados)da Lei do Imposto Geral às Vendas e do Imposto Seletivo sobre o Consumo, aprovada pelo Decreto Supremo N°055-99-EF, os contribuintes sujeitos ao Imposto sobre Valor Agregado (IVA) são obrigados a apresentar uma declaração juramentada tributada ou isenta desse imposto, que é realizada no período fiscal do mês civil anterior.

Nesta declaração juramentada, eles devem registrar o imposto mensal, o crédito de imposto e, se aplicável, o imposto retido ou recolhido. Da mesma forma, deverão determinar e pagar o imposto resultante ou o saldo do crédito fiscal que tenha excedido o respectivo imposto do período.

Esta declaração juramentada deve ser apresentada através do Programa de Declaración Telemática ou Programa de DeclaraçãoTelemática 621 ou PDT 621, ou através do Declara Fácil 621. Portanto, o objetivo deste artigo é fornecer informações sobre os principais aspectos destes dois meios para a declaração juramentada.

Qual é a diferença entre o PDT 621 e o Declara Fácil 621?

De acordo com a Resolução da Superintendência N°335-2017, o serviço de “Mis declaraciones y Pagos” (Minhas Declarações e Pagamentos) é criado para que os contribuintes arquivem suas declarações diretamente através do site da SUNAT (Superintendencia Nacional de Administración Tributaria ou Superintendência Nacional de Administração Tributária), usando os formulários do Declara Fácil ali estabelecidos, incluindo o formulário 621.

Assim, o contribuinte não precisaria mais preencher primeiro os dados em um PDT, para que a SUNAT procure facilitar o preenchimento das declarações juramentadas.

O PDT 621 ainda pode-se usar?

Como mencionado acima, a plataforma “Minhas Declarações e Pagamentos” realizará declarações mensais de IVA através do preenchimento do formulário virtual correspondente.

Entretanto, a Única Provisão Complementar Transitória da resolução mencionada acima indica o PDT N°. 621 também pode ser usado para a declaração original, substituta ou retificadora do IVA nesta plataforma, de acordo com o seguinte:

  • Para períodos anteriores a janeiro de 2015: O PDT N° 621-IGV-Renda Mensalserá utilizada.
  • Para períodos entre janeiro de 2015 e maio de 2018: PDT N°621 ou Declara Fácil N° 621 IGV-Renda Mensal será utilizada.
  • Para períodos a partir de junho de 2018: Somente através do Declara Fácil N°621.

O PDT 621 também pode ser utilizado quando, por razões não imputáveis ao contribuinte, o Formulário N°. 621 não pode ser utilizado.

Qual é a penalidade por não apresentar a Declaração Juramentada mensal de IVA dentro dos prazos?

A penalidade para os contribuintes do Regime Geral será de 1 UIT (Unidad Impositiva Tributaria ou Unidade Tributária), de acordo com a infração tipificada no numeral 1, artigo 176 do Código Tributário.

Se isto for apresentado com números ou dados falsos, a multa ascenderá a 50% do imposto omitido a ser pago, ou 100% do montante indevidamente obtido se um reembolso de saldos, créditos ou conceitos similares tiver sido obtido, de acordo com o numeral 1 do artigo 178 do Código Tributário.

Noticias Relacionadas

Como podemos ajudá-lo?

    Para entrar em contato conosco, você deve preencher o seguinte formulário