Logo TPC Group
  • Español
  • Português
  • English

O que é o PDT 621 e o Declara Fácil 621?

De acordo com o Artigo 29 dos Textos Consolidados emendados da Lei do Imposto Geral sobre Vendas e do Imposto Seletivo sobre o Consumo, aprovados pelo Decreto Supremo nº 055-99-EF, as partes sujeitas ao IGV (Impuesto General a las Ventas – Imposto Geral sobre Vendas/IVA) terão que apresentar uma declaração juramentada para as operações tributadas ou isentas deste imposto e realizadas no período fiscal do mês calendário anterior.

Nesta declaração, eles registrarão o imposto mensal, o crédito de imposto e o imposto retido ou arrecadado, conforme o caso. Da mesma forma, determinarão e pagarão o imposto resultante ou o saldo do crédito fiscal que excedeu o imposto do respectivo período, se for o caso.

Tal declaração deverá se apresentar através do PDT (Programa de Declaración Telemática 621 – Programa de Declaração Telemática 621) ou do Declara Fácil 621. Portanto, este artigo fornece os principais aspectos relativos a estes dois meios para a declaração.

Qual é a diferença entre PDT 621 e Declara Fácil 621?

De acordo com a Resolução da Superintendência N°335-2017, o serviço “Mis declaraciones y Pagos” (“Minhas Declarações e Pagamentos”) criou-se para permitir aos contribuintes apresentar suas declarações diretamente através do site da SUNAT (Superintendencia Nacional de Administración Tributaria – Superintendência Nacional de Administração Tributária), formulários de declara fácil aí estabelecidos, entre eles o 621.

Portanto, o contribuinte não precisaria mais preencher primeiro os dados em um programa de declaração telemática ou PDT. Assim, a SUNAT procura facilitar o preenchimento das declarações.

É possível continuar usando a PDT 621?

Como foi mencionado acima, as declarações mensais do IGV se farão através da plataforma “Minhas Declarações e Pagamentos”, preenchendo o formulário virtual correspondente.

Entretanto, a Única Disposição Complementar Transitória da resolução mencionada acima indica que a PDT 621 também se poderá utilizar para a declaração original, substituta ou retificadora do IVA nesta plataforma, de acordo com o seguinte:

  • Para períodos anteriores a janeiro de 2015: se utilizará o PDT N° 621-IGV-Renta Mensual.
  • Para os períodos entre janeiro de 2015 e maio de 2018: Deverá ser utilizado o PDT N° 621 ou Declara Fácil N° 621-IGV-Renta Mensual.
  • Para períodos a partir de junho de 2018: Somente através do Declara Fácil N°621.

Da mesma forma, o PDT 621 pode ser utilizado quando, por motivos não imputáveis ao contribuinte, o Formulário N° 621 não puder ser utilizado.

Qual é a penalidade por não apresentar a declaração mensal do IGV dentro dos prazos?

A penalidade para os contribuintes do Regime Geral será de 1 UIT (Unidad Impositiva Tributaria – Unidad Impositiva Tributária), de acordo com a infração tipificada no numeral 1, Artigo 176, do Código Tributário.

Caso sejam apresentados números ou dados falsos, a multa será de 50% do imposto omitido a ser pago, ou 100% do valor indevidamente obtido, caso tenha sido obtida a restituição de saldos, créditos ou conceitos semelhantes sob o numeral 1 do Artigo 178 do Código Tributário.

Noticias Relacionadas

Regimes fiscais no Peru

Os regimes fiscais são categorias pelas quais os contribuintes, sejam pessoas físicas ou jurídicas, que realizam atividades geradoras de renda de terceira categoria, devem ser incorporados para pagar seus impostos.

LEER NOTICIA »