Valor líquido realizável no Paraguai

Valor Líquido Realizável no Paraguai

Comparte esta noticia

Compartilhar no linkedin
Compartilhar no facebook
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no twitter
Compartilhar no email

O que é Valor Líquido Realizável?

Para entender esta questão, é necessário introduzi-la em relação a todas as empresas que produzem e/ou comercializam inventários e a avaliação da mercadoria feita pelas empresas para detectar qualquer possível deterioração em um determinado período de acordo com a Norma Internacional de Contabilidade No. 2 “Inventários”. A mesma norma contábil estabelece que os inventários devem ser medidos pela redução de custos ou pelo Valor Líquido Realizável.

Portanto, o Valor Realizável Líquido, de acordo com a NIC 2, é o preço de venda estimado de um ativo no curso normal dos negócios menos os custos estimados para completar sua produção e aqueles necessários para realizar a venda. Em outras palavras, é uma forma de determinar se os custos imputados dos estoques estão acima ou abaixo do valor líquido realizável.

Como posso determinar o Valor Líquido Realizável?

A fórmula para determinar o Valor Líquido Realizável (VLR) é a seguinte:

VLR = PREÇO DE VENDA ESTIMADO – CUSTOS ESTIMADOS PARA COMPLETAR A PRODUÇÃO – CUSTOS ESTIMADOS NECESSÁRIOS PARA A VENDA

O Valor Líquido Realizável deve ser calculado para cada Item do Inventário?

A NIC 2 indica que geralmente o custo do inventário deve ser reduzido ao Valor Líquido Realizável e para esse fim será calculado para cada item de inventário. No entanto, pode ser apropriado agrupar os itens por família, linhas de produtos etc.

O Valor Líquido Realizável deve ser calculado para todo o ciclo de inventário?

A NIC 2 indica que não é aplicável a redução de matérias-primas e outros suprimentos mantidos para uso na produção de inventários, desde que os produtos acabados nos quais eles são incorporados sejam vendidos a custo igual ou superior do mesmo. Em outras palavras, não é aconselhável calcular o Valor Líquido Realizável para itens que estão no processo de produção.

Onde se apresenta a despesa na demonstração de resultados para a redução do custo do inventário ao Valor Líquido Realizável?

O montante de qualquer redução do valor até atingir o Valor Líquido Realizável, será reconhecido tanto como despesa e também no período em que a redução ocorrer. Na demonstração de resultados, tais despesas serão apresentadas de acordo com sua natureza, sendo geralmente em geral despesas gerais.

Qual é o impacto fiscal da redução do valor do inventário no cálculo determinado do Valor Líquido Realizável?

A jurisdição tributária de cada país terá que ser avaliada. Se a administração fiscal não aceitar esta despesa como dedutível para determinar o imposto de renda, um ativo ou passivo de imposto de renda diferido será determinado de acordo com a Norma Internacional de Contabilidade No. 12 “Imposto de Renda”.

Noticias Relacionadas

Como podemos ajudá-lo?

    Para entrar em contato conosco, você deve preencher o seguinte formulário