
Definição de empresa mãe e subsidiária
No mundo moderno, a atividade empresarial é realizada por empresários com a ajuda de várias empresas, formando assim grupos que buscam otimizar suas atividades gerando economias de escala, recorrendo a figuras econômicas como a integração horizontal na qual se somam os esforços de várias empresas que realizam a mesma atividade, ou a integração vertical na qual se somam os esforços de várias empresas que se complementam para a produção de um determinado bem ou a prestação de um determinado serviço.
Neste sentido, foram criados grupos econômicos que são formados por uma empresa controladora (ou matriz) e todas as suas subsidiárias, para os quais foram feitas diferentes regulamentações para definir a transparência das informações fornecidas ao mercado em relação à empresa, às empresas controladoras e subordinadas, estabelecendo os efeitos que derivam das situações de controle.
Definição de empresa-mãe
O princípio para definir quando uma entidade é mãe é o controle que ela tem sobre um investido. O controle é exercido quando o poder de decisão de uma empresa está direta ou indiretamente sujeito à vontade de uma ou mais pessoas; a parte controladora é chamada de controladora.
Definição de subsidiária
Uma empresa será uma subsidiária ou controlada quando seu poder de decisão estiver sujeito à vontade de outra ou outras pessoas que serão sua controladora ou controladora, direta ou indiretamente, é chamada de afiliada ou subsidiária.
Embora a matriz possa geralmente controlar a maioria das ações das subsidiárias, ela permite que ela assuma o controle e a responsabilidade por todas as suas decisões relacionadas ao sistema financeiro e operacional.
O que é controle?
É o poder de dirigir as políticas financeiras e operacionais de uma entidade, a fim de obter benefícios de suas atividades.
Um investidor controla um investido quando ele é exposto a, ou tem direito a, retornos variáveis de seu envolvimento com o investido, e tem a capacidade de influenciar esses retornos através de seu poder sobre o investido. Ao determinar se um investidor controla um investido, o investidor avaliará se todos os seguintes elementos estão presentes:
- Poder sobre o investido;
- Exposição a, ou direito a, retornos variáveis decorrentes de seu envolvimento com o investido;
- A capacidade do investidor de usar seu poder sobre o investido para influenciar a quantia de renda para esse investidor.
Pressupostos de controle
A participação majoritária no capital de uma empresa, ou seja, quando mais de 50% das ações com direito a voto de uma empresa são detidas.
Quando você tem os votos da maioria mínima para a tomada de decisões ou os votos para eleger o conselho de administração.
A subordinação contratual que surge em virtude de um ato ou transação legal com a empresa controlada e seus sócios, por exemplo, quando há um acordo de acionistas, exerce uma influência dominante sobre a decisão de seus órgãos de administração.
Exigências contábeis
Uma empresa matriz deve preparar demonstrações financeiras consolidadas usando políticas contábeis uniformes para transações e outros eventos que, embora semelhantes, ocorreram em circunstâncias similares.
A avaliação pelas empresas holdings de investimentos permanentes em empresas sobre as quais exercem controle total (empresas controladas ou subsidiárias) ou influência significativa em suas decisões (empresas relacionadas), assim como o reconhecimento dos resultados produzidos por tais investimentos, deve ser realizada utilizando o método de equivalência patrimonial.