
A Produção Colaborativa da Economia do Crescimento
A produção colaborativa da economia em crescimento é um modelo no qual os serviços são considerados como bens de troca. O nascimento da produção colaborativa da economia de crescimento ou economia colaborativa é um fenômeno que, pouco a pouco, vem tomando muita força e está quebrando os paradigmas de consumo estabelecidos até agora, tendo a geração Millennial como expoente principal. A tecnologia está mudando os modelos tradicionais de negócios, concentrando-se nas necessidades dos consumidores.
A revolução digital gera novas relações produtivas e transforma os padrões mundiais de consumo. Assim nasceu a economia colaborativa, um sistema em que bens e serviços são compartilhados e trocados através de plataformas digitais com a reputação e a confiança de um melhor serviço como eixo da decisão de compra e venda. Graças a essas plataformas digitais, as barreiras da desconfiança foram reduzidas, com base no uso de perfis de usuários com classificações e referências que dão origem a novas formas de relacionamento, troca e monetização de bens econômicos em modelos de negócios tradicionais.
Quais são as características das empresas que operam sob a modalidade de economia colaborativa?
- Eles utilizam a tecnologia da informação, como “aplicações” móveis em dispositivos com acesso à Internet, para facilitar as transações peer-to-peer.
- Eles confiam em sistemas de classificação baseados no usuário para controle de qualidade, garantindo um nível de confiança entre consumidores e prestadores de serviços não encontrado anteriormente.
- Eles oferecem aos trabalhadores que prestam serviços através de plataformas de correspondência digital a flexibilidade para decidir sobre seu horário típico de trabalho.
- Na medida em que ferramentas e ativos são necessários para fornecer um serviço, as empresas de correspondência digital dependem dos trabalhadores para utilizar o seu.
Vantagens da economia colaborativa
- Economia: Ao compartilhar ao invés de vender, e muitas vezes priorizando o aluguel sobre a compra, economia colaborativa é sinônimo de economia para muitos indivíduos e organizações.
- Expansão da oferta: A economia colaborativa reúne uma ampla gama de bens e serviços. Graças a ela, o consumidor final pode obter transporte, hospedagem e artigos domésticos, entre outras coisas, de maneira simples e econômica.
- Otimização de recursos: Diferentes produtos e materiais podem ser comercializados e utilizados que não foram utilizados e, consequentemente, não geraram satisfação nem capital.
Vantagens da economia colaborativa
- Falta de proteção ao consumidor: Em alguns casos, a economia colaborativa não tem os parâmetros e as estipulações necessárias para proteger o consumidor caso os produtos ou serviços que ele compra sejam defeituosos ou tenham sido vendidos através de ofertas enganosas.
- Falta de regulamentação legislativa: em muitos lugares ainda há uma falta de regulamentação legislativa que permita o seu desenvolvimento de uma forma saudável, evitando a concorrência desleal e fraudes.
A economia colaborativa procura oferecer novas alternativas ao sistema atual. Ela se propõe a aprender a valorizar os intangíveis gerados, como a economia de emissões, as conexões entre as pessoas e nossa constante capacidade de criação. É o futuro da solidariedade entre os cidadãos. Geramos projetos, compartilhamos recursos e obtemos lucros, conhecendo em primeira mão os beneficiários.